Buscar

26/09/2016 às 18:40, Atualizado em 26/09/2016 às 18:41

Base de dados do IBGE auxilia Justiça Eleitoral nas eleições municipais

Material fornece informações relevantes sobre os municípios.

A Justiça Eleitoral firmou parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para lançamento do material informativo “O seu Município em Números 2016”. Na forma impressa e digital, o material traz dados relevantes sobre os 5.570 municípios brasileiros, com o objetivo de dar subsídios a candidatos, eleitores e formadores de opinião nas eleições de outubro.

A intenção é propiciar aos cidadãos debates pré-eleitorais mais interessantes e com maior conhecimento da realidade, não apenas promessas de candidaturas.

Para cada município, os folhetos trazem informações do IBGE e outras fontes oficiais sobre perfil da população e dos domicílios, saúde, educação, economia e sobre IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), produzido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

O produto tem como foco temas que são de responsabilidade municipal, como o destino final do lixo, e que afetam diretamente a população, como o acesso à creche, à pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil e casos de dengue, entre outros.

Também há explicações sobre as funções dos cargos de prefeitos e vereadores e quais as responsabilidades de cada um, além da quantidade de eleitores por grupos de idade para cada município.

O material impresso foi distribuído por meio das 11 agências do IBGE em MS, aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como à mídia local, associações e organizações da sociedade civil. Versões digitais do material foram enviadas, por e-mail, para todos os candidatos da base de dados da Justiça Eleitoral.

Além disso, o folheto digital está disponível para consulta no portal do IBGE. Os dados já estão ligados ao sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, da Justiça Eleitoral.

Fonte - TSE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.