Buscar

16/10/2019 às 11:00, Atualizado em 15/10/2019 às 23:43

Balança comercial tem saldo de US$ 2,2 bilhões no ano

Celulose continua sendo destaque nas exportações.

Mato Grosso do Sul acumula um saldo de US$ 2,264 bilhões na balança comercial, de janeiro a setembro deste ano. Dados, que constam na Carta de Conjuntura do Setor Externo do mês de outubro, publicada pela (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), destacam o crescimento nas exportações de celulose, milho, carne bovina e algodão

A celulose se mantém como primeiro produto na pauta de exportações, representando 37,8% do total exportado em termos do valor, além de aumento nos valores negociados (7,99%) e em volume (7,39%), em relação ao mesmo período no ano passado.

Embora haja uma queda de 43,93% nas exportações de soja, o grão ainda configura como segundo produto da pauta, correspondendo a 24,14% do total exportado de janeiro a setembro de 2019.

Secretário da Semagro, Jaime Verruck, afirma que a redução é consequência de uma diminuição na demanda mundial e pelo aumento do processamento interno do grão. "Em novembro será inaugurada uma nova fábrica de soja, em Dourados e no ano que vem vamos inaugurar mais uma. A tendência é de que o Estado reduza as exportações de grãos aumentando a exportação de farelo”, comentou.

Exportações de milho tiveram aumento de 337,15% em relação ao mesmo período do ano passado. Com relação ao grão, Verruck disse que a safra recorde de 12 milhões de toneladas de milhos e a flexibilização feita pelo governo permitiram o aumento das vendas externas . "Nós estamos exportando mais de 1,6 milhão de toneladas neste ano, com crescimento substancial em relação à produção e às exportações do ano passado”, comentou.

Outros destaques no resultado acumulado de janeiro a setembro deste ano foram o aumento nas exportações de carne bovina, com crescimento de 20,76%, e do algodão, de 17%.

A China continua sendo o maior destino das exportações com 42% com crescimento das exportações para os Estados Unidos e Japão. Em termos regionais, Três Lagoas segue como principal município exportador com 50,39% do total exportado seguido por Campo Grande com 9%. “A celulose hoje representa 42% das exportações, fazendo com que o município de Três Lagoas se destaque, já que toda a indústria de celulose do Estado se concentra no município”, finalizou Jaime Verruck.

* Com assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.