Buscar

12/07/2021 às 13:00, Atualizado em 12/07/2021 às 13:00

Aulas voltam em 2 de agosto, mas número de alunos nas escolas ainda é incerto

Será o Prosseguir que definirá a quantidade de estudantes que poderão voltar ao ensino presencial

Cb image default
Divulgação

Apesar dos números de casos e óbitos por covid-19 estarem em queda em Mato Grosso do Sul, principalmente diante do avanço da vacinação, análise de classificação de risco da doença é feita semanalmente, e dela depende a definição da quantidade de alunos que voltarão às aulas presenciais na rede estadual no dia 2 de agosto.

Faltam três semanas para o retorno oficial às salas de aula e até lá, será o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) que definirá a quantidade de estudantes que poderão voltar ao ensino presencial.

Pelas regras, já divulgadas anteriormente, mas oficializadas hoje em Diário Oficial, o município que tiver classificação cinza nas bandeiras no Prosseguir, só poderá voltar com 30% dos estudantes. Se estiver na vermelha, com 50%; 70% em grau médio (laranja); 90% na amarela e 100% apenas se a bandeira de classificação for verde.

Pelo último levantamento divulgado em 8 de julho e válido até o dia 22 deste mês, apenas as cidades de Nova Alvorada do Sul, Angélica e Jateí mantinham bandeira amarela, que significa grau tolerável na realização de atividades e eventos. As demais estavam em laranja ou vermelho.

A secretária estadual de educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, reforça que nesta volta às aulas, o percentual de alunos em sala vai depender da situação observada em cada município. “O retorno se dará com um número maior ou menor de alunos em sala sempre de acordo com a sinalização das bandeiras do Prosseguir”.

Ela lembra que as férias escolares terminam na próxima sexta-feira, dia 16 e que no dia 19, serão retomadas as atividades, ainda remotas. Além disso, também relembrou da formação em biossegurança realizada no começo deste ano, já pensando no retorno presencial.

“No início do ano, realizamos um período de formação e contamos com a distribuição dos equipamentos de proteção individual para estudantes e profissionais da escola, além do reforço nos materiais de limpeza, tudo isso pensando na biossegurança dos nossos alunos e equipes escolares”, disse.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.