Buscar

26/02/2021 às 09:30, Atualizado em 25/02/2021 às 21:31

Aulas na rede estadual voltam online, mas com acolhimento presencial nas escolas

Já em abril, a programação é de ensino híbrido, ou seja, presencial e online

Cb image default
Foto - Wesley Ortiz

A Secretaria de Educação definiu, na tarde desta quinta-feira (25), que o retorno às aulas será de forma remota (online), a partir do dia 1º de março, em Mato Grosso do Sul. No entanto, para que os professores conheçam os alunos, as escolas farão um acolhimento presencial dos estudantes por duas semanas e depois, em abril, o ensino será híbrido, ou seja, presencial e virtual.

Conforme a titular da pasta, Maria Cecília Amêndola da Mota, a Rede Estadual de Ensino já estava preparada para começar o ano letivo em qualquer modalidade. No entanto, optou por esse modelo para atender pedido dos prefeitos do interior do Estado, muitos recém-empossados e ainda sem a estrutura organizada para promover o ensino à distância.

O superintendente de Políticas Educacionais da SED, Hélio Daher, explicou que, no mês de março, o ensino será online, mas que é preciso que os professores conheçam os alunos para poder traçar as estratégias do ensino à distância (diagnóstico cognitivo).

‘’Vamos receber os alunos – de pouquinho em pouquinho – para que eles conheçam os professores, para que sejam acolhidos socialmente e aprendam como usar o kit de biossegurança...’’, detalhou Maria Cecília.

‘’Não é possível começar as aulas remotas sem o estudante ter um primeiro contato com a escola...muitos alunos vieram de outras escolas, de outros estados e precisam conhecer a escola...’’, completou Daher e acrescentou: ’Atenção, o aluno só vai precisar ir presencialmente uma única vez nessas duas semanas e é o diretor do colégio que vai montar a escala e avisar aos pais o dia de ir’’, disse o superintendente. Neste caso, uma turma de 35 alunos, poderá ser dividida em quatro turmas, que ficarão em quatro salas separadas.

Hélio Daher destacou que a SED recebeu parecer favorável das autoridades em saúde do Estado para começar as aulas presencialmente, mas o pedido dos prefeitos do interior foi levado em consideração.

Abril

Ainda segundo a programação da SED, no mês de abril o ensino passa a ser híbrido, ou seja, os alunos irão alternar a ida presencial à escola com o ensino remoto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.