Publicado em 15/12/2020 às 08:30, Atualizado em 14/12/2020 às 19:20

Astrônomo amador de Anaurilândia registra eclipse solar parcial em MS

O eclipse solar parcial pôde ser observado em diversas regiões do Brasil.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Nesta segunda-feira, 14 de dezembro, um eclipse solar parcial pôde ser observado em diversas regiões do Brasil. Em Anaurilândia, distante de Nova Andradina, pouco mais de 70 quilômetros, o fenômeno astronômico foi observado e registrado pelo professor Renato Ribeiro.

Segundo o professor, um eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre sempre que a Lua se posiciona entre o planeta Terra e o Sol, formando uma sombra que abrange um pequena faixa da superfície terrestre, fazendo com que, durante o eclipse, essa área fique escura durante um intervalo de tempo limitado do dia.

Durante o eclipse solar, duas áreas bem definidas são projetadas na superfície terrestre: a umbra e a penumbra.

Cb image default
Divulgação

A área umbral, ou seja, a área na qual a umbra se apresenta, é onde se manifesta o eclipse de forma total, onde fica totalmente escuro durante o eclipse, o que aconteceu em partes do Chile e da Argentina. Já a área penumbral é aquela onde o eclipse ocorre apenas parcialmente, com uma breve sombra, como o que foi observado em MS.

O registro foi feito com equipamento apropriado, jamais olhe diretamente para o Sol, esse tipo de fenômeno atrai a curiosidade, mas pode ser muito perigoso para a saúde ocular. É necessário o uso de equipamento especial para observar o evento sem riscos à visão.

O próximo eclipse que ocorrerá no Brasil, será somente em 14 de outubro de 2023.

Texto e imagens cedidas ao Nova Noticias, pelo professor Ribeiro, residente no município de Anaurilândia.