Publicado em 16/11/2019 às 08:31, Atualizado em 15/11/2019 às 18:33
Avisos informarão sobre risco de temporais, alagamentos, vendavais, entre outros.
Clientes de TV por Assinatura de Mato Grosso do Sul e outros dez estados do Norte e Centro-Oeste passarão a receber mensagens de alerta sobre possibilidades de desastres naturais a partir de segunda-feira (18). Avisos informarão sobre riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.
Projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos de risco.
O conteúdo desses alertas é de responsabilidade do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios, que dispõem de informações como estudos meteorológicos, geológicos e sismológicos. As prestadoras são responsáveis pela disponibilização da ferramenta que viabiliza o envio dos alertas.
O cliente de TV por Assinatura receberá a mensagem de alerta em formato de pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar. Não será necessário fazer um cadastro para receber as notificações de emergência e também não será possível bloquear o recebimento das mensagens.
O recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), NossaTV, Oi, Sky e Vivo, nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Até o fim do ano, o sistema funcionará em todo o país.
A notificação será complementar ao encaminhamento de alertas por mensagens de texto (SMS) para as ocorrências mais graves. O projeto de nacionalização do envio de alertas de emergência via SMS foi concluído em 2017 e cadastro permite receber alertas referentes a qualquer localidade do País, bastando registrar o CEP.
Com informações do Correio do Estado