Publicado em 16/11/2019 às 08:31, Atualizado em 15/11/2019 às 18:33

Assinantes de TV paga receberão alertas de desastres naturais em MS

Avisos informarão sobre risco de temporais, alagamentos, vendavais, entre outros.

Redação,

Clientes de TV por Assinatura de Mato Grosso do Sul e outros dez estados do Norte e Centro-Oeste passarão a receber mensagens de alerta sobre possibilidades de desastres naturais a partir de segunda-feira (18). Avisos informarão sobre riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

Projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos de risco.

O conteúdo desses alertas é de responsabilidade do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios, que dispõem de informações como estudos meteorológicos, geológicos e sismológicos. As prestadoras são responsáveis pela disponibilização da ferramenta que viabiliza o envio dos alertas.

O cliente de TV por Assinatura receberá a mensagem de alerta em formato de pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar. Não será necessário fazer um cadastro para receber as notificações de emergência e também não será possível bloquear o recebimento das mensagens.

O recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), NossaTV, Oi, Sky e Vivo, nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Até o fim do ano, o sistema funcionará em todo o país.

A notificação será complementar ao encaminhamento de alertas por mensagens de texto (SMS) para as ocorrências mais graves. O projeto de nacionalização do envio de alertas de emergência via SMS foi concluído em 2017 e cadastro permite receber alertas referentes a qualquer localidade do País, bastando registrar o CEP.

Com informações do Correio do Estado