Buscar

18/10/2022 às 15:30, Atualizado em 18/10/2022 às 16:21

ARTIGO: Todos são forjados para evoluir!

Por - Wilson Aquino

Cb image default
Divulgação

Assim como o ouro encontrado na natureza, impregnado de outros metais inferiores, precisa ir ao fogo para tornar-se puro, o diamante, lapidado, e o aço que é produzido pela remoção de impurezas como o carbono do ferro nos altos fornos, todos os indivíduos, homens e mulheres, também precisam ser duramente forjados na vida para evoluir e crescer.

Não há como alcançar o sucesso se não houver sacrifício de aprendizado com as dores e dificuldades que a vida trata de impor a todos. Afinal, esse é o grande segredo da vida: um eterno enfrentamento de obstáculos de toda natureza.

Não tem como fugir desse sistema Divino, criado pelo Senhor para a evolução do homem na Terra. Todos enfrentam problemas econômicos, sociais, familiares, de saúde, mental, espiritual e tantos outros. Eles estão sempre se apresentando ao indivíduo, onde quer que ele esteja e, independentemente de suas crenças religiosas, econômicas, geográficas etc. não importa! Pois o Plano de Deus é esse e podemos ser felizes durante todo esse processo de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Esse Plano foi estabelecido pelo Senhor e aprovado por todos nós ainda no mundo espiritual (antes de virmos à Terra e ganharmos um corpo material). Somente Lúcifer e seus seguidores não o aceitaram. Por conta disso, foram expulsos do Céu para viver em espírito, na Terra. Logo, é bom que saibamos também que “eles” estão aí desde o começo da vida humana no planeta, espalhados por todos os cantos, para atentar o homem e a mulher para não viverem de acordo com os bons princípios morais e espirituais que o Senhor estabeleceu para que assim vivêssemos se assim o quiséssemos, já que nos deu também o livre-arbítrio, para que fizéssemos as nossas próprias escolhas.

Embora depois de muito sacrifício o homem alcance o sucesso, isso não significa que está fazendo prevalecer o Plano de Deus para sua evolução. Isto porque um sucesso financeiro, social, profissional, se não for alicerçado em bons princípios como da honestidade e da dignidade, não são aprovados pelo Senhor. Ele espera, de cada um de nós, a evolução espiritual, que é o mais importante de tudo.

Isso significa que rico ou pobre, famoso ou não, tanto o homem como a mulher precisam viver (dignamente) de acordo com os ensinamentos e mandamentos que Ele nos deixou ao longo de toda história da humanidade, por intermédio de profetas e das Escrituras Sagradas.

Assim como aquele velho ditado de que nenhum sucesso compensa o fracasso do homem no lar, no balanço geral da vida é importante saber então que “Nenhum sucesso na vida compensa se não tivermos Deus em nossas mentes e corações para alicerçar nossos atos e ações”.

Todos precisamos entender que a vida é dura. Que muitas vezes não é fácil sequer deixar a cama no amanhecer de um novo dia. Porém, esse verdadeiro sentido da vida deveria nos fortalecer e nos dar esperança para continuar e enfrentar todo e qualquer problema que surgir diante de nós ou de nossa família.

Feliz é aquele que finalmente compreende tudo isso e se conscientiza de que absolutamente nunca está só, pois o Senhor de fato está conosco.

É Ele próprio quem promete e cumpre a recompensa por segui-Lo: “... mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33). Eis aí um grande consolo. Ainda mais nesses últimos tempos de crises de toda ordem que enfrentamos no Brasil e no mundo. Para a alegria e segurança de todos, esses “milagres” prometidos são sim rigorosamente cumpridos a todos que O buscam.

Além do sentimento de segurança que Ele nos dá, precisamos crer que por maiores que sejam os problemas pelos quais atravessamos, eles também servem para nos fortalecer como pessoas, como profissionais, como família. Isso nos ajuda a nos comportarmos melhor diante de novos desafios.

Carrego comigo, desde a infância, um ensinamento de meu pai que dizia: “O sofrimento enrijece o caráter”. Com o passar dos anos, enfrentando todos os tipos de ventos e tempestades, compreendi finalmente a profundidade do significado dessas palavras.

Todos devemos ser gratos aos nossos pais e a todos aqueles que ao longo da jornada nos ensinaram a caminhar com segurança e dignidade e especialmente a Deus, que nos consola, nos perdoa e nos ampara ao longo do cumprimento de nosso dever como cidadãos dignos e honrados como todos devemos ser.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.