Publicado em 27/08/2020 às 16:00, Atualizado em 27/08/2020 às 13:37

ARTIGO: Seu lar é assim?

Por - Wilson Aquino

Redação,
Cb image default
Divulgação

Lares não são melhores ou mais importantes que outros por conta de sua arquitetura, mobília, patrimônio financeiro da família ou do status social das pessoas que os possuem. A melhor e a mais importante característica de qualquer lar é a imagem de Cristo (fé, amor, alegria, respeito ao próximo...) retida em seus moradores.

Quem já entrou em casas e mansões luxuosas, ricamente decoradas com fina mobília, amplas salas, jardins e piscinas, onde o sentimento que esse ambiente transmite é de profunda tristeza e solidão? Os membros dessa casa também estampam isso, um vazio e uma constante e agitada busca de algo que não encontram, onde nada, absolutamente nada, satisfaz.

Outras moradias, humildes na maioria, apresentam um quadro diferente, com pessoas alegres e bem entrosadas, de bem com a vida,, onde conseguem estabelecer um bom relacionamento pessoal e familiar, tornando o lugar um verdadeiro lar, alicerçado não só em princípios morais adequados, como também e principalmente, numa harmonia espiritual, com base nos ensinamentos e mandamentos de Deus.

Feliz é o homem que alicerça seu lar nos princípios Cristãos. Ele e todos os membros da casa serão sempre abençoados e desfrutarão da verdadeira e duradoura felicidade. Isso não significa que não passarão pelos ventos e tempestades da vida. Mas o farão sempre de cabeça erguida e contentes, pois sempre saberão que nunca estão sós, que o Senhor está sempre presente.

Para conseguir estabelecer um lar assim, o indivíduo precisa primeiramente buscar o Senhor, por intermédio de oração e da leitura diária das Escrituras Sagradas, que permitem conhece-Lo melhor, tornando mais fácil a obediência aos seus mandamentos, que seria um terceiro passo.

Em seguida o indivíduo deve partilhar essas maravilhas e testemunhos com os membros de sua família para que todos possam encontrar e seguir o caminho, desfrutando das benesses dessa importante e necessária decisão. A partir daí torna-se palpável as transformações, para melhor, de cada indivíduo, pois de uma simples casa onde moram a família ganha um verdadeiro e alegre lar, onde a felicidade e a harmonia reinam no relacionamento de seus membros.

Mas não se desanime se você for a única pessoa da família que busca esses atributos Cristãos para seu lar. A partir da sua iniciativa, o Senhor o abençoará para que outros parentes façam o mesmo, fortalecendo ainda assim o mobiliário espiritual de seu lar.

O Elder Whitney Clayton, da presidência dos Setenta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias afirma: “Quando seguimos pacientemente o caminho do Convênio do Salvador, nosso lar se torna uma Casa de Glória, uma Casa de Ordem e uma Casa de Deus”.

Lares assim abrigam o afetuoso e vital trabalho de crescimento pessoal de seus membros e de correção das suas fraquezas. Aprendem a fazer do arrependimento diário, a ferramenta transformadora que os capacita a ser mais bondosos, mais amorosos e mais compreensivos. O estudo das Escrituras, individual e familiar, os aproximam do Salvador, cujo amor e graça os ajudam a crescer.

Os melhores lares são um refúgio das tempestades da vida. E o Senhor prometeu que aqueles que guardarem Seus mandamentos, prosperarão na Terra. Essa bênção de Deus é o poder de seguir em frente a despeito dos desafios da vida.

Sábio o conselho de Davi, nas Escrituras, sobre o lar: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Onde quer que você viva, seja qual for a composição das suas paredes, janelas e mobília de sua casa, ou mesmo de sua própria família, você pode ajudar a edificar o melhor lar para todos os seus. O Evangelho de Jesus Cristo fornece o modelo para esse lar. O Senhor é o engenheiro, O construtor e O designer de interiores perfeito. Seu projeto é a perfeição e a alegria eterna de nossa alma.