Publicado em 11/08/2020 às 14:01, Atualizado em 11/08/2020 às 17:39

ARTIGO: Sagrados deveres de pai

Por - Wilson Aquino

Redação,
Cb image default
Divulgação

Neste conturbado mundo em que vivemos, onde os valores morais e espirituais estão cada vez mais sendo substituídos por falsos padrões de certo e errado, a figura do pai tem um papel vital nesse processo de educação e formação da criança como cidadão exemplar de amanhã.

O problema é que esse tutor não tem sido eficiente no cumprimento de seu dever. Resultado disso é o que vemos hoje na sociedade: Lares ruídos pelos elevados índices de divórcios e separações; pelo aumento da violência doméstica; abuso infantil, drogas, bebidas, gravidez na adolescência, roubos, furtos, corrupção...

Pai tem o sagrado dever de criar filhos com amor e retidão, atender às suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem.

Esta semana, com a comemoração do Dia dos Pais é oportuno a reflexão sobre o tema, do pondo de vista de um balanço a respeito de como tem sido o seu papel nesse processo de educação e formação de seus filhos.

As estatísticas sociais, feitas por diversos organismos, federais inclusive, não são nada animadoras para o pai, visto que o resultado final dessas pesquisas demonstra que seu relacionamento com os filhos não tem sido dos melhores. Mostra um distanciamento muito grande entre ambos.

Pai não pode negligenciar no cumprimento de seu mais importante papel na sociedade, que é de dotar seus pequeninos de toda orientação e formação (ética, moral e espiritual) para que tenham um alicerce seguro na caminhada para o futuro, sempre pautada em bons princípios.

Felizes aqueles que ainda têm tempo de refletir e mudar a forma de conduzir as coisas em casa. Agindo assim, no final, poderão ter sucesso no nobre e brilhante papel de pai e colher bons frutos.

Àqueles que estão meio perdidos quanto a essas obrigações e o caminho que devem tomar para obter êxito na jornada, vão aqui algumas dicas e orientações que podem contribuir para fortalecer os laços familiares, especialmente os da relação pais e filhos. Elas são baseadas em ensinamentos e publicações de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Seguem-nas:

Reserve tempo uns para os outros - Analisem como estão utilizando seu tempo atualmente e valorizem cada minuto em que estão juntos;

- Estabeleçam prioridades, procurando determinar o que é mais importante em sua vida;

- Reservem tempo suficiente para as coisas que são mais importantes. Para muitas pessoas é comum achar que não há tempo suficiente para ficar com a família. Por esse motivo, a família recebe apenas a sobra de tempo, depois de toda as outras coisas. Com um pouco de esforço podemos fazer da nossa família uma prioridade e encontrar tempo para estarmos com ela.

Melhore a comunicação – Vocês realmente estão ouvindo uns aos outros? Ouvir é muito mais do que apenas escutar. Uma forma importante de expressar seu interesse pelos membros de sua família é ouvi-los atentamente.

Ouvir o que as pessoas estão sentindo e dizendo exige concentração e trabalho. Porém, os resultados compensam todo esse esforço. Os membros de sua família se sentirão mais inclinados a se abrirem e a dizer o que pensam e como se sentem.

Ressaltem seus valores – Ao ensinarem valores corretos a seus filhos, vocês estarão ajudando-os a construir um firme alicerce sobre o qual poderão edificar seu caráter. Se vocês ensinarem e viverem esses valores, estarão contribuindo não apenas para o bem-estar de sua família, mas também para a sociedade em que vivemos.

A Bíblia diz: “Educa a criança no caminho em que devem andar e até quando envelhecer não se desviará dele” (Prov. 22:6)

Deem responsabilidades a seus filhos pequenos para ajuda-los a formar um conjunto de valores morais e espirituais que os ajudarão a fazerem sempre o que é realmente certo.

E o mais importante de tudo: A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos mandamentos e ensinamentos de Jesus Cristo.