Publicado em 18/03/2018 às 08:28, Atualizado em 17/03/2018 às 20:30

ARTIGO: Os fatores determinantes do sucesso do agronegócio brasileiro

Por Gilberto Barbosa.

Redação,
Cb image default
Gilberto Barbosa.

É notório que o agronegócio brasileiro exerce um papel de relevância mundial no contexto do mercado mundial de commodities agrícolas, principalmente pelos patamares atingidos em volumes de produção com os produtos como: soja, milho, açúcar, etanol.

Dentre tantos fatores relevantes temos: tecnologias desenvolvidas nas últimas décadas, e disponibilidades de terras agricultáveis, água em abundância e clima favorável.

Sabe-se que o fator tecnologia representa no processo produtivo um grande passo na conquista dos melhores resultados, em qualquer tipo de cultura em que envolva processos de produção e insumos como: recursos humanos, materiais e tecnológicos. Em termos comparativos com outros países o Brasil conquistou nas últimas décadas grandes avanços tecnológicos, através das empresas de pesquisas como Embrapa e Universidades públicas e privadas. Haja vista que o agronegócio é influenciado por uma extensa gama de variáveis aleatórias como exemplo: as condições edafoclimáticas, as influências de mercados internacionais por volumes de produção, variação de moedas atreladas à aquisição de insumos de produção, variação do câmbio no processo de comercialização e barreiras tarifárias e fitossanitárias. Portanto mesmo com esses desafios enfrentados, há muito, o que se comemorar pelas grandes conquistas, uma vez que proporcionou melhoria e aumento da produção nas cadeias agroalimentares, resolvendo principalmente as questões relacionadas à segurança alimentar no Brasil após a década de 70.

Além disso, é importante lembrar, que além da tecnologia, contamos também com os fatores ligados às disponibilidades de terras, o acesso água para uso na irrigação e o favorecimento de algumas regiões brasileiras com ajuda do clima. Têm proporcionado ganhos na produção, comparando com outros países, acumulados em algumas regiões com até duas safras anuais, dependendo do tipo de cultivar, tais como: milho e soja safrinha. Portanto o agronegócio brasileiro mesmo enfrentando grandes barreiras, o que limita o um desempenho melhor na sua produção e em resultados financeiros. Têm conseguido superar muitos desafios frentes aos cenários competitivos encontrados em seu caminho, uma vez que as propriedades buscam sempre utilizar-se de forma racional de todos os recursos envolvidos e disponíveis.

Como se vê, o cenário do agronegócio vem sofrendo profundas alterações nos últimos anos, ocasionadas pela competitividade dos mercados internacionais de commodities agrícolas, mas mesmo assim, e com todas essas dificuldades o agronegócio brasileiro consegue se destacar.

Mas nem por isso devemos desistir, pois há produtores de diferentes portes que atuam no contexto rural brasileiro, mas devem canalizar suas energias, adequadas ao seu porte, e a sua capacidade de produção. Destarte, os gestores ou produtores das propriedades rurais devem compreender a nova realidade dos mercados em que atuam, equilibrando todas as variáveis internas e externas, antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira. Como forma de sobreviverem ao cenário mundial, que envolvem a competitividade e alta volatilidade do agronegócio.

Enfim, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre variáveis econômicas sociais e ambientais de sua atividade, onde atuam os agentes econômicos e institucionais, das cadeias produtivas do agronegócio, bem como todos os atores sociais envolvidos. Visando sempre à eficiência e o fortalecimento dos elos da cadeia de produção, com resultados satisfatórios ao produtor, prosperidade financeira para a propriedade e manutenção e a longevidade do seu negócio.

Autor: Gilberto Barbosa é administrador, jornalista e especialista em agronegócio.