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22/03/2022 às 07:00, Atualizado em 21/03/2022 às 23:00

ARTIGO: A Crise na educação, não é uma crise, é um projeto

Por – Professor Claudinei Araújo dos Santos

Ser Professor no Brasil, não é apenas o desejo, é uma luta. Sobreviver àquilo que os chefes de governos desejam para a educação é todo dia acordar e guerrear contra um sistema que projeta a educação não funcionar. Vejam que a decadência da docência salarialmente é um projeto, diria Darcy Ribeiro: A Crise na educação, não é uma crise, é um projeto.

Retiram 32% dos professores do Governo do Estado e no ano da eleição devolvem com 34% falando que é aumento rsrs. Retiram direitos e dizem estar negociando com os professores, concedem reajustes com retiradas. Vou ficar escrutinando o profundo abismo que os chefes de governos enfiam a dignidade dos professores.

Consigo enxergar que o projeto bolsonarista de desconstrução da educação não é um projeto apenas do governo federal, mas, também dos governos estaduais e municipais, o seguimento bolsonarista é projeto de chefes de governos. Ressalto.

Depois não adianta virem falar que respeitam os docentes e a educação. Não há respeito a educação sem valorização digna salarial. Retirar muito e dar um pouquinho, é esmola, professores não precisam de esmolas, precisam de respeito.

Senhores chefes de governos, devem saber que professores(as) compram livros, precisam ter vestimentas dignas, tomar um bom banho, um perfume, ter lazer, acesso a boas músicas, a cultura, tudo isso tem custo, e ficar brincando de tirar aqui e dar ali (esmola) é uma violência sem tamanho com os docentes. Brincar com a educação é sim o intuito de governos atuais, incessantemente fazem isso, e nos chama atenção como esses modelos de governos contra a educação são corriqueiros e tem lado. Lastimável é que de quando em vez parece nos surgir uma luz no fim do túnel, logo apagada ao observamos as similitudes governamentais. Lastimável. A educação não pode ser enxergada como gasto público, é investimento, maior investimento, menos violência, menos fome, menos miséria, maior acessibilidade e dignidade humana.

Autor – Claudinei Araújo dos Santos

                         Professor

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