Publicado em 08/01/2022 às 14:01, Atualizado em 08/01/2022 às 14:22

Aposentadoria canina: futuro de 'Cães Bombeiros' de MS é ao lado dos parceiros de trabalho

A aposentadoria chega para todos, até para os cãezinhos que ajudam nos resgates da corporação

Redação,
Cb image default
Divulgação

Que os cães são conhecidos por serem os melhores amigos do homem não é muita novidade. Para alguns casos, no entanto, a ‘parceria’ vira algo profissional e ainda pode perdurar por toda uma vida. É o caso dos cães de resgate do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Sabia que, além de serem profissionais que salvam vidas, eles também têm direito à aposentadoria?

O Major do Corpo de Bombeiros, Fabio Pereira de Lima tem como seu fiel escudeiro o Pastor Belga Duke. Numa parceria que já dura nove anos, o cão não está longe de se aposentar. Fábio explica que o cão trabalha em média 10 anos, mas o tempo pode variar para mais ou para menos, pois depende muito das limitações de cada animal. Após aposentado, o cachorro continua com o tutor da corporação, o qual ficou ao seu lado durante toda vida.

“A doutrina que utilizamos é que o bombeiro seja dono do cão desde muito filhote e nada mais justo que também fique ao seu lado após a aposentadoria. Desta forma, tendo um convívio diário, aumenta o vínculo e o militar consegue fazer uma leitura diária do animal, fator que ajuda nas buscas. Ele não fica preso em um canil, fica conosco e com nossa família”, explicou.

Treinamentos antes da aposentadoria

Cinco cães trabalham para o Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul, sendo três em Campo Grande e dois em Coxim. Os treinamentos começam bem cedo, quando são praticamente recém-nascidos.

“Quando filhote, ainda na ninhada junto à mãe, já começamos a analisar se ele possui perfil para se tornar um cão de trabalho. Verificamos se ele gosta de pessoas, jogamos objetos no chão ou fazemos brincadeiras para saber se é curioso, analisamos se é corajoso. Ficamos olhando as características e fazendo testes”, destacou.

Na perspectiva canina, no entanto, o trabalho não é exploração: um dia de trabalho é um dia de diversão. O Major explica que os bombeiros fazem eles gostarem de encontrar pessoas, de forma que o serviço prestado passa a ser uma brincadeira recompensada.

“Começamos no nível fácil, médio e depois o difícil, o qual, ele consegue encontrar as pessoas utilizando apenas o olfato. Quando encontra alguém vivo ou morto, ele começa a latir, nos avisando, mas para ele é tudo uma brincadeira”, destacou.

Não existe uma raça específica para um cão ser membro do Corpo de Bombeiros, cada condutor treina a que melhor se adaptar.

A história de amor entre de Duke com o Major começou ‘sem querer’, mas já está completando quase uma década. O Militar foi quem percebeu os ‘dotes’ do cão para o mundo do resgate e não estava errado.

“Certa vez eu estava assistindo a um filme e ele, ainda muito filhote, começou a buscar o brinquedo várias vezes e sem ficar cansado. Comecei a treiná-lo, me escondia e ele me procurava. Com o tempo, pedia para outras pessoas ficarem escondidas e ele conseguia encontrar”.

Duke foi um dos cães levados para ajudar na tragédia da cidade de Brumadinho, em 2019. “O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais solicitou ajuda a Mato Grosso do Sul, que mandou dois cães e três militares. Trabalhamos 30 dias e ajudamos a localizar dois corpos que estavam desaparecidos”.

Mas nem tudo é só trabalho na vida de Duke. O cão também acumula muito reconhecimento, já que é um dos cachorros mais certificados do Brasil. Ele tem uma certificação internacional de busca rural nível A, certificação nacional de busca urbana nível B, certificação rural nível B e certificação nacional por restos mortais nível B.

Ao falar do seu fiel amigo, o Major do Corpo de Bombeiros não poupa elogio para os anos de companheirismo. “Para mim ele é um companheiro inseparável, que me ajudou a crescer como pessoa e como bombeiro. Trabalho com ele como uma dupla e nos ajudamos e nos reconhecemos. Quem ainda não tem um cão certamente deveria ter”, disse.