Buscar

12/12/2019 às 14:00, Atualizado em 11/12/2019 às 23:22

Após tentativas de fuga, Agepen instala câmeras no maior presídio de MS

Sistema de videomonitoramento com câmeras de alta definição foi ativado hoje na Penitenciária Estadual de Dourados.

Cb image default
Divulgação

Foi inaugurado nesta quarta-feira (11) o novo sistema de videomonitoramento da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), maior presídio de Mato Grosso do Sul, com pelo menos 2.600 presos.

Dotado de câmeras de alta performance, o sistema entra em operação após duas tentativas de fuga em massa, abortadas por agentes e policiais militares. Pelo menos dois presos conseguiram fugir da PED nos últimos meses.

De acordo com a assessoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), foram instaladas novas câmeras, entre elas algumas do modelo speed domes, de grande flexibilidade e alcance, e uma TV de 55 polegadas para aprimorar o sistema de vigilância já existente.

O novo sistema de monitoramento foi implantado em sala exclusiva, construída com 36 metros quadrados para proporcionar maior segurança no setor, já que antes o acompanhamento era feito na sala do chefe de equipe. Para a construção da sala e aquisição dos equipamentos foram investidos cerca de R$ 110 mil em recursos próprios.

Ao falar das melhorias feitas na unidade e projetos futuros, o diretor da PED, José Antônio dos Santos, agradeceu as empresas parceiras que contratam mão de obra dos presos. Segundo ele, nos últimos dois anos o número de presos trabalhando quase dobrou, passando de 401 para 771.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.