Buscar

19/01/2021 às 16:33, Atualizado em 19/01/2021 às 11:37

Após seca histórica, nível do Rio Paraguai volta a subir com a chegada da chuva

Nesta segunda-feira (18) a altura do rio Paraguai, marcou 88 centímetros

Cb image default
Rio Paraguai, em Ladário. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense) 

Graças às chuvas de janeiro o nível do rio Paraguai, em Ladário, tem apresentado recuperação depois de passar pela maior seca dos últimos 50 anos, no ano passado.

Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a altura do rio Paraguai, na régua do 6° Distrito Naval de Ladário, alcançou a marca de 88 centímetros, conforme o portal Diário Corumbaense.

O rio começou a subir no final do ano passado, após atingir a marca mínima de 32 centímetros negativos (-32 cm) nos dias 23 e 25 de outubro. O maior ciclo de seca registrado no Pantanal foi de dez anos consecutivos (1964 a 1973). Nesse ciclo, o nível mínimo foi de 61 centímetros abaixo do zero da régua, ocorrido em 1964, segundo a Embrapa Pantanal.

Nesta segunda-feira, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil, o modelo de previsão mostra uma recuperação bastante lenta dos rios da bacia. Em Ladário, o rio Paraguai deve manter-se abaixo do nível de referência de 1,50 m, pelo menos, ao longo das próximas quatro semanas, ainda conforme o Diário Corumbaense.

Estão previstas chuvas em toda área da bacia do rio Paraguai o que deve favorecer ainda mais o nível do rio. Chuvas mais intensas são esperados, com maior intensidade, nesta semana, entre os dias 14 e 20 de janeiro, sendo menores na semana posterior. Corumbá vem registrando índices de chuva acima da normal climatológica para janeiro.

Na última quarta-feira (13), foram 187,2 mm de precipitação, afetando centenas de famílias que tiveram as residências inundadas. Naquele dia, Corumbá foi a cidade brasileira onde mais choveu, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No domingo, dia 17, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 68,8 milímetros de chuva em Corumbá.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.