Buscar

17/10/2022 às 14:48, Atualizado em 17/10/2022 às 15:59

Após apoio do Sebrae, empresário de Campo Grande irá exportar para o Paraguai

Guilherme Fornari Dreyer, sócio proprietário da empresa Fornari é o primeiro integrante do programa Propeq Dinamiza a exportar produtos para o país vizinho

Cb image default
Foto - Divulgação Sebrae

Quando se tem uma empresa, as oportunidades de ampliação do negócio podem estar bem próximas. O empresário Guilherme Fornari Dreyer, sócio proprietário da empresa sul-mato-grossense Fornari - Pisos, Revestimentos, Banho e Eletros, encontrou no Paraguai, um lugar para parcerias comerciais. Em junho, ele passou a exportar produtos, como acabamentos, porcelanatos, louças e metais e eletros, para o país vizinho. A conquista veio com o apoio do Programa Estadual dos Pequenos Negócios – Propeq Dinamiza, iniciativa conjunta do Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Antes de colher os frutos internacionais da atuação do negócio, o empresário enxergou no empreendedorismo uma possibilidade de mudança de carreira. Guilherme Fornari saiu da área da Comunicação e migrou para a empresa familiar há 10 anos. Hoje, ele trabalha em parceria com sua irmã, Marina Fornari Dreyer Pereira. Ambos são sucessores da sócia e mãe Silvana Fornari, que se mantém ativa nas decisões da empresa.

O negócio, que nasceu há 30 anos, em 1992, com o nome de Fornari, foi fundado pela mãe de Guilherme em Campo Grande. Inicialmente, a empresa oferecia diversos produtos de decoração. Poucos anos mais tarde, após enxergar oportunidades, iniciaram no mercado de acabamentos.

A partir de 2019, a família decidiu seguir com exclusividade nessa área e, com isso, novas oportunidades apareceram, uma delas foi a abertura de uma loja no município de Dourados, em maio de 2020, em meio à pandemia de covid-19. Por meio desta unidade, surgiu a possibilidade aproximação junto à uma operação internacional no Paraguai, realizando a primeira venda internacional.

Antes de iniciar o processo de exportação foi preciso realizar uma análise de mercado para entender quais produtos eram mais utilizados nas construções civis do país vizinho. A partir disso, Guilherme percebeu que a empresa se encaixava no perfil e atendia as exigências dos compradores da região.

A necessidade de acabamentos de alto padrão, exclusivos e com bom custo-benefício, atraiu os consumidores locais da região do Paraguai. Profissionais arch&design, desing de interiores e arquitetos foram condutores dessa parceria. O empresário explica que com inovação e dedicação foi possível competir com o mercado do Paraguai.

"A partir das indicações dos profissionais de desing, foi possível perceber a carência do mercado local por produtos de acabamento de maior qualidade. Além disso, temos um preço bastante competitivo com as empresas do Paraguai, mais um motivo pelo qual a Fornari Texturas e Revestimentos, conseguiu exportar para clientes e consumidores finais. O sentimento em relação à esta conquista é de uma expansão internacional muito bem assessorada que só nos enche de orgulho", comenta Guilherme.

Apoio para exportações

Para conseguir o feito, Guilherme contou com o apoio do Propeq Dinamiza. A iniciativa conjunta do Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio da Semagro, possibilitou o processo de exportação dos produtos. “O programa é uma inciativa muito bacana, as ações realizadas foram um apoio para a emissão e validação do nosso radar de exportação, além de todas as burocracias tributárias e legais necessárias. Fomos orientados para respeitar as ordens e diretrizes tanto do Paraguai quanto do Brasil, para que pudéssemos realizar nossa exportação com sucesso”, expõe.

Para o empresário, definir um nicho de mercado e estabelecer novas metas foi parte essencial no processo de consolidação de empresa. “Esses três ramos, acabamentos e revestimentos, eletrônicos, louças e metais, cresceram bastante durante a pandemia. Foi justamente durante esse período que mudamos o nosso processo para focar 100% no ramo de acabamentos e revestimentos, e não mais com as decorações”, comenta Guilherme.

E, para o futuro, Guilherme pretende continuar fazendo operações como essa e tem planos para um dia abrir uma filial no Paraguai. Atualmente, o empreendimento possui unidades em Campo Grande e Dourados, além de escritórios de representação em São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul.

Para conhecer mais sobre os produtos da Fornari - Pisos, Revestimentos, Banho e Eletros, acesse o Instagram da loja ou o site oficial.

Sobre o Propeq Dinamiza

Fomentar as potencialidades de Mato Grosso do Sul, por meio da integração produtiva dos territórios e fortalecimento de governanças para a dinamização econômica dos municípios sul-mato-grossenses. Esta é a proposta do Programa Estadual dos Pequenos Negócios – Propeq Dinamiza, iniciativa conjunta do Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

O programa está dividido em quatro eixos: Dinamização econômica dos municípios; Impulsionamento da governança territorial para melhoria do ambiente de negócios; Promoção Comercial dos Produtos Regionais e Apoio a iniciativas locais de inclusão produtiva. Para mais informações sobre as ações executadas pelo Sebrae/MS, entre em contato pelo 0800 570 0800 ou acesse o portal da instituição.

Fonte - Assessoria Sebrae

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.