Publicado em 25/09/2019 às 07:30, Atualizado em 24/09/2019 às 22:00

Após 68 anos, jornal O Progresso deixa de circular na sexta-feira

O comunicado sobre a última edição de um dos impressos mais influentes de Mato Grosso do Sul foi feito pela diretora Blanche Torres, filha de Adiles Amaral Torres, que dirige a empresa desde 1982.

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução DouradosNews

O jornal impresso O Progresso de Dourados deixará de circular na sexta-feira (27/9). A diretoria do pioneiro em informação em Mato Grosso do Sul, fundado pelo ex-deputado federal Weimar Gonçalves Torres, informou à equipe sobre o encerramento das atividades nesta segunda-feira (24).

O comunicado sobre a última edição de um dos impressos mais influentes de Mato Grosso do Sul foi feito pela diretora Blanche Torres, filha de Adiles Amaral Torres, que dirige a empresa desde 1982.

O veículo de informação nasceu do sonho do advogado José dos Passos Rangel Torres e posteriormente no coração do filho, o também advogado Weimar Torres, em 1951.

Conforme levantado pelo Dourados News, em reportagens do O Progresso, a primeira manchete do noticiário, em 1951 foi “Vertiginosa: A marcha de Dourados para o progresso”.

Segundo Adiles informou em publicação no periódico, Weimar “reviveu” o sonho do pai em Dourados. José anteriormente havia iniciado o jornal em Ponta Porã e após ser nomeado promotor público havia encerrado as atividades naquela cidade.

O ex-deputado direcionou a veiculação do O Progresso em 21 de abril de 1951.

Os primeiros exemplares eram impressos letra por letra no sistema de linotipo. A publicação de fotografias só veio aparecer para os leitores a partir das edições de 1954 e naquela época, as páginas levavam até três dias para ficarem prontas.

Publicações coloridas e mais ágeis foram possíveis com o passar dos anos. A informação em vários segmentos chegou aos lares douradenses e da região no impresso.

Não há detalhamento sobre o que motivou o encerramento da circulação do impresso mais antigo de Dourados. Também não existe nenhum posicionamento do veículo de comunicação em manter a marca “O Progresso” em alguma outra mídia.

Em entrevista ao site Campo Grande News o diretor-presidente do instituto de pesquisas Ibrape, Paulo Catanante, analisou as mídias atuais, na qual aponta que percebe e verifica a consolidação da internet como meio de comunicação de massa.

De acordo com ele, no município de Dourados, em dois anos, o acesso diário à internet aumentou de 38%, em 2017, para 68% em 2019. Tais dados reforçam o crescimento da busca da notícia na “palma da mão”, ao invés dos veículos impressos.

Dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também mostram o crescimento do acesso a internet por parte dos brasileiros. Pela primeira vez praticamente dois terços da população do país (69,8%) possuem conexão com a internet.

O levantamento mostrou ainda que os smartphones continuam sendo o principal meio de acesso, com 97% das pessoas acessando a internet por meio de seus celulares. Já o acesso através do computador vem caindo: enquanto em 2016 cerca de 63% das pessoas acessavam a internet usando um computador, em 2017 esse número diminuiu para 56,6% dos usuários.

O Dourados News colheu alguns depoimentos que confirmam esse crescimento e a busca da informação pela internet.

Para o estudante Breno Soares, 18, a internet no cotidiano é “indispensável”. Ele destaca que se utiliza da rede para se comunicar, fazer pesquisas universitárias, baixar séries/ filmes e buscar notícias.

“Uso muito a internet. O que me volta para a internet é o fato de poder buscar exclusivamente o que quero em conteúdo, o que não acontece nas outras mídias”, disse.

Ana Paula Lopes,26, doméstica, destacou a internet aliada as redes sociais no dia a dia.

“No Facebook, que abro todo dia, já sigo páginas que me interessam e de lá tem os links para assuntos que me chamam a atenção. Essa praticidade tem ganhado muito as pessoas, vejo muita gente que se informa mais assim hoje em dia”, comentou.

O empresário Paulo César dos Santos, 47, se considera versátil quando o assunto é informação e entretenimento. Ele conta que apesar de recorrer primeiramente as mídias digitais para se informar nas primeiras horas do dia, também acompanha outras fontes de informação.

“A primeira coisa que faço logo que chego no trabalho é acessar os jornais online locais. Mas, eu sou muito ligado a tudo, também não deixo de ver televisão e folhear os impressos”, comentou.

Roque Monteiro, 67, proprietário de uma banca de jornais e revista, afirma que o fim da circulação do jornal O Progresso, será sentido pela população.

Para ele, o fato mostra que a “virada tecnológica” está chegando, porém, o conteúdo impresso ainda é a paixão de muitos, assim como ele.

“Vendo jornal há 20 anos e diminui muito o número de pessoas que compram, mas, ainda existem sim leitores fieis e que vão sentir falta dos impressos. Eu mesmo leio todo o dia”, comentou.

Assim como O Progresso é pioneiro na mídia impressa diária no Estado, o Dourados News foi o primeiro portal de notícias do município. Com 19 anos, o veículo digital possuí média mensal superior a 2,5 milhões de acessos.