Publicado em 25/03/2020 às 10:30, Atualizado em 24/03/2020 às 23:10

Apoio emocional às pessoas durante a quarentena é preocupação do governo de Nova Andradina

Mas como as pessoas respondem a essas restrições? Quais os efeitos psicológicos à mudança da rotina e restrição da mobilidade frente a quarentena?

Redação,
Cb image default
Divulgação

Oficialmente, nesta terça-feira, dia 24 de março teve início a quarentena em Nova Andradina, que impõe uma série de restrições para a circulação de pessoas e o isolamente social por pelo menos 14 dias.

Mas como as pessoas respondem a essas restrições? Quais os efeitos psicológicos à mudança da rotina e restrição da mobilidade frente a quarentena?

Os fatores que mais estressam as pessoas isoladas são não saber quanto tempo durará a quarentena, medo de serem infectados, frustração, tédio, histeria, suprimentos ou informações inadequados, possíveis perdas financeiras e que, ao sair, fiquem com o estigma da doença.

Foi este o assunto abordado na primeira live de hoje na página oficial do facebook da Prefeitura, com a participação das psicólogas Rafaela Mattos e Thays Suci Moya, autoras do projeto "DOSE DE AFETO" e também Yoná Perlin, falando sobre as consequências do isolamento para a saúde mental da população e como vencer as incertezas da vida em meio a pandemia de coronavírus.

Yoná trouxe como sugestão a adoção de uma técnica de respiração para diminuir a ansiedade nos momentos de angústia e de isolamento. De forma simples, ela sugere fazer uma respiração mais controlada e consciente, alternando a inspiração e a expiração por 4 segundos, durante alguns minutos ou até perceber que os sintomas de ansiedade diminuíram.

Já as psicólogas Rafaela Mattos e Thays Suci Moya, apresentaram o projeto denominado Dose de Afeto, com o objetivo de oferecer, de forma gratuita, suporte emocional à população neste momento de enfrentamento à pandemia.

A iniciativa consiste em um grupo no Whatsapp e Telegran, por meio do qual as pessoas interessadas podem receber mensagens de otimismo, doses de reflexão e informações saudáveis.

Conforme Thays, é necessário aceitar os sentimentos sem julgamentos. “Sentir solidão neste período de isolamento é algo que pode acontecer. Nos sentir desconectados com o mundo também. É um momento diferente na vida de todos. O importante é viver um dia de cada vez, reorganizar a vida, superar as dificuldades que estamos passando”, avalia.

Rafaela Mattos sugere como alternativa para superar este momento trazer a memória momentos afetivos, fatos que deixam a vida mais leve. “Rever fotos, falar com os amigos e familiares pelo celular ou redes sociais, ver filmes, enfim, atividades que podemos fazer em casa. Deixe sua casa mais leve para lidar com esse momento. É fundamental ainda filtrar as informações, não absorver tudo que se vê, que se lê. Tomem cuidado com os fake News”, complementa.

Quem quiser participar do grupo entre em contato pelo WhatsApp 99920-8015.

Boletim COVID-19, de 24 de março de 2020

Não há casos suspeitos em Nova Andradina

Na segunda live do dia sobre o enfrentamento ao Coronavírus, o secretário Arion Aislan, e a enfermeira Tatiana Rovani, trouxeram informações atualizadas sobre este início de quarentena.

“Não há casos suspeitos no município. Isso é sinal de que as medidas estão tendo eficiência. Por isso, mantenham o isolamento social. Fiquem em casa. Não podemos baixar a guarda. Dia a dia estamos vencendo essa batalha. É só o primeiro dia de quarentena, espero que possamos passar por esse período com muita esperança, fé em Deus e amor no coração”, pediu Arion.

O secretário agradeceu ao apoio das empresas que fizeram doações a Prefeitura e também explicou sobre a disponibilidade de EPIs para os servidores da saúde do município. O governo municipal adquiriu 150 mil máscaras e luvas para a saúde, mas até o momento foram entregues apenas 50 mil, devido à falta de produtos no mercado.

A direção do Hospital Regional também agradeceu as pessoas pela compreensão e estão procurando por atendimento no Pronto Socorro apenas em casos de urgência e emergência.

Implantação do Centro de Atendimento a pacientes com Síndromes Gripais

Uma das estratégias da saúde para atender pacientes com sintomas de gripe que podem confundir com o diagnóstico de Coronavírus foi a implantação do Centro de Atendimento a pacientes com Síndromes Gripais no ESF Centro.

Segundo a enfermeira Tatiana Rovani, o atendimento será feito por 3 equipes de saúde. “Todas as pessoas com sintomas de gripe devem procurar atendimento nesta unidade. Isso deve agilizar o atendimento e facilitar o diagnóstico dos pacientes”, informa.

Tele Medicina

Dois médicos irão atender por telefone em horário comercial - das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, para tirar dúvidas sobre os sintomas da gripe, quais medicamentos usar e qual o serviço de saúde procurar.

Atenção para os números dos telefones para atendimento:

9 8479-2470 / 9 9655-3702.

Disk Informações e denúncias

Também foi criado um canal para a população receber orientações sobre isolamento social, produtos desinfectantes e fazer denúncias sobre comércio aberto, pessoas e empresas que não respeitam/cumprem as determinações impostas pelos decretos municipais para prevenção e enfrentamento do COVID-19.

Telefones fixos: 3441-0215 / 3441-0226.

Celular: 9 8468-5713 / 9 9946-3825.