Publicado em 13/07/2020 às 17:13, Atualizado em 13/07/2020 às 18:17

Alunos que aprovaram em concurso da Agepen fazem manifesto e pedem nomeação

O ato aconteceu em várias cidades do estado do MS.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Aguardando apenas a nomeação para Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), 256 alunos, que já passaram pelo curso de formação, realizaram um ato simultâneo, nesse domingo (12), em várias cidades do Estado. O movimento ganhou o peso de mais 412 remanescentes do último concurso, que passaram por todas as etapas e aguardam o curso de formação.

Com faixas e cartazes, os futuros Policiais Penais se reuniram nos principais pontos das cidades e em igrejas, pedindo pela convocação e nomeação. O ato foi realizado em cidades como Bela Vista, Jateí, Jardim, Itaporã, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Cassilândia, Campo Grande, Naviraí, Vicentina, Ivinhema, Três Lagoas, Paranaíba, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Bonito, Terenos, Glória de Dourados e Cassilândia.

Os formados no curso e candidatos remanescentes ainda encaminharam ofício ao Governo do Estado, pedindo a nomeação. O concurso público é válido até março de 2021.

O SINSAP/MS já solicitou diversas vezes ao Governo do Estado a nomeação de novos servidores, alertando sobre o déficit de profissionais em Mato Grosso do Sul.

Déficit

O CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) recomenda que para a segurança dos presídios e servidores, o sistema carcerário conte com um agente para cada cinco detentos. Uma realidade muito distante. Um déficit de aproximadamente 8 mil servidores em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com apenas 1,7 mil agentes penitenciários. O SINSAP/MS busca trabalhar para aumentar o efetivo.

A categoria toda espera que o Governo do Estado convoque os aprovados no curso de formação e os remanescentes do último concurso para agentes penitenciários de MS.

Cb image default
Divulgação