Publicado em 08/11/2020 às 12:04, Atualizado em 08/11/2020 às 12:29

Alunos do Curso de Formação de Soldados da PM recebem o primeiro fardamento

O recebimento do primeiro fardamento é um marco na vida do Policial Militar.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Na manhã de ontem (sábado) (7), em uma formatura no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar-Cefap, o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, participou da cerimônia de entrega do primeiro fardamento aos Alunos do Curso de Formação de Soldados da PMMS.

Desde os primeiros dias do mês de março de 2020, 410 civis iniciaram o Curso de Formação de Soldados. Nesse período, receberam as primeiras instruções acerca da atividade Policial Militar, para assim começarem a adquirir o conhecimento necessário da profissão: o serviço prestado de maneira legal, proporcional e abnegado.

O recebimento do primeiro fardamento é um marco na vida do Policial Militar. O que para a população em geral pode parecer um “bonezinho” ou uma peça de roupa, o PM chama de cobertura e farda. Há quem possa pensar que nosso vestuário é apenas uma peça presente no regulamento de uniforme, mas sua história, significados e usos provam que não é só isso.

A cobertura, seja o gorro ou a boina é o cartão de entrada da identificação da instituição, enquanto o uniforme é um dos principais símbolos que representa a profissão militar. Mais que um pedaço de tecido, a farda azul petróleo é a nossa identidade. Não é o apenas vesti-la, é ter a consciência que sua investidura, naquele momento, lhe acarretará vários deveres.

Após uma madrugada de manobras e técnicas militares, os Alunos Soldados da PMMS foram recepcionados pelo Comandante do Centro Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Tenente Coronel PM Marcelo Santos do Amaral e se posicionaram para o momento mais esperado: a entrega da farda.

Pelas mãos do Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, do Chefe do Estado Maior Geral, Coronel PM Nivaldo de Pádua Mello, do Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, Coronel PM Airton Leonel Praeiro, do Comandante do Cefap, Tenente Coronel PM Marcelo Santos do Amaral e do Pastor Leandro Leal, 403 Alunos Soldados receberam o primeiro fardamento. Na ocasião, as fardas foram abençoadas pelo Pastor, num momento de muita emoção e espiritualidade.

Ao discursar para os Alunos Soldados, o Comandante Geral da PMMS, Coronel Marcos Paulo destacou o o dever de honrar e respeitar a farda : " A farda é imaterial, ela representa a alma da Instituição, que é muito maior do que quem a ostenta. Conclamamos a enaltecer, respeitar e honrar a farda que muitos veteranos envergaram, pois além do dever de justiça para todos os policiais militares, ao desonrar a farda você desonra todos os que a vestiram, a vestem e também aqueles que ainda a vestirão. "

A partir do primeiro semestre de 2021, após a conclusão do Curso de Formação, os novos Soldados da Polícia Militar serão lotados em diversas unidades da PMMS, fazendo com que haja um aumento significativo de policiais militares nas ruas, proporcionando mais segurança e tranquilidade aos sul-mato-grossenses.