Buscar

04/09/2020 às 17:00, Atualizado em 04/09/2020 às 13:58

Agraer de Nova Andradina presta assistência técnica a produtores de Mandioca

A Agraer possui uma forte parceria com o INCRA para a realização destes trabalhos

Cb image default
Divulgação

A Agraer em Nova Andradina vem realizando atendimentos diários aos produtores rurais observando os cuidados necessários para a prevenção da covid. Na Agência Municipal esses atendimentos são controlados, para evitar aglomeração e contam também com a utilização de álcool gel, máscaras e o distanciamento social. Os trabalhos de campo são feitos, na medida do possível e com as devidas precauções, nos Assentamentos Teijin e Santa Olga, através das vistorias nos lotes, com a finalidade de atender as demandas do INCRA, para elaboração de DAP A, DAP A/C e regularização fundiária.

A execução das vistorias tem contado com o importante apoio da Agraer de Batayporã. Assim, temos conseguido adiantar em muito o processo de emissão de documentos aos produtores, uma vez são realizados os trabalhos de vistoria que caberiam ao INCRA, e que demandaria o deslocamento de equipes de Campo Grande para a realização do trabalho, pontuou o Eng.º Agrônomo Rodrigo Zanoni, Coordenador Municipal da Agraer, em Nova Andradina.

A Agraer possui uma forte parceria com o INCRA para a realização destes trabalhos, tendo conseguido nos últimos meses um eficiente sistema de fluxo de demandas que tem resultado em benefícios diretos aos produtores, que uma vez de posse destes documentos passa a fazer investimentos no seu lote, gerando renda imediata a sua família e para a região.

Este ano também está começando uma nova atividade no Assentamento Teijin, que é o cultivo de lavoura de mandioca financiada pelo crédito rural custeio Pronaf Mais Alimentos.

A mandioca é uma cultura já cultivada a bastante tempo no assentamento, mas este é o primeiro ano que foi feito o custeio agrícola das lavouras, podendo ser financiada com prazo de 2 anos a taxa de juros fixos de 2,75% ao ano, com seguro pelo Proagro, o que ajuda o produtor a investir em tecnologia para alcançar maiores produtividades e ter a garantia de uma safra assegurada de eventos climáticos e doenças sem controle.

O crédito rural atua como um fomento a cultura da mandioca, possibilita o aumento da área plantada a entrada de novos produtores, a implantação de novas tecnologias, o que reflete na geração de mais empregos diretos e indiretos, renda e opção de diversificação de atividades no assentamento.

Com o crédito o produtor tem todos os recursos necessários para fazer um bom cultivo: como possibilidade de preparar o solo com antecedência e com todas as operações necessárias, aquisição dos melhores insumos recomendados para a cultura como adubos e defensivos agrícolas, possibilidade de fazer os tratos culturais na hora certa, recebe assistência técnica desde o preparo de solo até a colheita, como orientação das melhores cultivares, época de plantio pelo zoneamento agrícola, recomendação de calagem e adubação, enfim o crédito possibilita uma maior garantia de safra segura.

A Agraer de Nova Andradina em parceria com o Banco do Brasil dá todo o suporte necessário para o produtor que deseja fazer o custeio da lavoura, acrescentando que também no assentamento podem ser financiadas lavouras de soja, milho, e frutas como abacaxi. Uma boa opção futura será a implantação do cultivo da soja nos assentamentos, visto que existe tecnologia disponível para a produção, assistência técnica e crédito com seguro, tornando esta rentável cultura, também uma opção para os pequenos agricultores de Nova Andradina.

Fonte Agraer Nova Andradina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.