Publicado em 17/11/2021 às 10:03, Atualizado em 17/11/2021 às 11:14

Agepen conclui formação de alunos da área de Segurança e Custódia aprovados em concurso

Os futuros servidores penitenciários terão a missão de assegurar a custódia de presos provisórios e sentenciados

Redação,
Cb image default
Foto: Tatyane Santinoni

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou, nesta terça-feira (16.11), a aula de encerramento e de formatura dos alunos da área de Segurança e Custódia do 38º Curso de Formação para Agente Penitenciário. Coordenada pela Escola Penitenciária (Espen), a capacitação teve carga horária total de 420 horas/aula e representou a última fase do concurso.

Ao todo, 44 alunos da área de Segurança e Custódia foram aprovados e, juntos, realizaram o juramento, necessário para o ingresso na profissão, que foi conduzido pelo aluno Welton Pereira de Souza. Outros 10 alunos das áreas de Administração e Finanças e Assistência e Perícia seguem em formação até o dia 24 deste mês.

Os futuros servidores penitenciários terão a missão de assegurar a custódia de presos provisórios e sentenciados, bem como, a execução das penas de prisão, além de buscar promover a ressocialização e reintegração do sentenciado quando de seu regresso à sociedade.

É com esta visão que Flávio Henrique Souza de Araújo, um dos 44 concluintes do Curso de Formação, pretende encarar este novo desafio. Após já ter atuado como coordenador escolar pela Secretaria Estadual de Educação dentro de unidades prisionais do Estado, ele acredita que poderá contribuir de forma efetiva, atuando no contato direto com a área de segurança.

“É uma profissão muito complexa, tem que garantir que a pessoa fique sob a custódia do estado, porém, nosso trabalho vai além, temos a missão de dar condições que essa pessoa saia melhor. E eu acredito que poderei, com o meu trabalho, fazer essa diferença para a sociedade”, afirmou Flávio.

Edilene Bernardes também comemorou sua aprovação no curso e agora aguarda ansiosa pela nomeação e posse no cargo. Segundo ela, cujo esposo já trabalha há 20 anos na Agepen, seu objetivo é contribuir para a evolução do sistema prisional. “Minha expectativa é ajudar a trazer inovações para a instituição, colaborando para melhorar o ambiente de trabalho para os profissionais e em ações para os reeducandos, e sermos referência para o país”, disse.

Representando o governador Reinaldo Azambuja no evento, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, enfatizou em seu discurso os novos trabalhos que os servidores penitenciários vêm assumindo em prol da segurança pública de Mato Grosso do Sul, caminhando para desempenhar todas as funções inerentes ao sistema prisional em todo o Estado.

Videira pontuou que os futuros servidores irão atender à demanda da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), maior presídio de Mato Grosso do Sul, onde a Agepen também está assumindo a segurança das muralhas e escoltas médicas, em substituição à Polícia Militar.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou aos concluintes que trabalhar como servidor penitenciário é uma missão, já que é um serviço que envolve a lida diária com seres humanos. “É um desafio muito grande para cada um de vocês, pois além de cuidarem de todos os aspectos de segurança que o trabalho exige, é necessário atuar de forma que a ressocialização seja realmente efetiva, e esse não é um caminho fácil, mas temos trabalhado muito para isso, e com o reforço dos senhores e senhoras, nossa caminhada, com certeza, ficará um pouco mais leve”, agradeceu.

Durante a solenidade, o diretor da Espen, Vilson Guedes, elogiou os concluintes pela postura demonstrada durante a capacitação. “Agora com a responsabilidade e compromisso, que cada um vem demonstrando, com certeza, estaremos juntos, em novos cursos de aperfeiçoamento, para cada vez mais, nos ajudar a melhorar o desempenho de nossa Agepen”, disse.

Também participaram da solenidade o diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande, Rodrigo Almeida Morel, e a diretora de Capacitação Continuada da Fundação Escola de Governo (Escolagov), Silvana Maria Marccini Coelho, além de diretores de área da Agepen e dirigentes de unidades penais da capital.