Publicado em 25/07/2017 às 18:00, Atualizado em 25/07/2017 às 15:33

Agepen adquire testes e manuais de Psicologia para aperfeiçoar avaliação de perfil dos detentos

A aquisição deste compilado de instrumentais psicológicos, segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, é uma forma de, cada vez mais, qualificar os servidores.

Redação,
Cb image default
Foto:Keila Oliveira

Com a finalidade de aperfeiçoar os atendimentos psicossociais à pessoa encarcerada, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) adquiriu compilados de testes e manuais de Psicologia.

Os materiais reforçam a eficácia no processo de avaliação de perfil dos internos para fins de encaminhamento ao trabalho, bem como nos acompanhamentos psicológicos determinados pela Justiça.

A aquisição deste compilado de instrumentais psicológicos, segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, é uma forma de, cada vez mais, qualificar os servidores e atender às demandas dos custodiados de maneira mais efetiva possível. Para a aquisição dos materiais foram investidos pouco mais de R$ 38,7 mil.

“O investimento é benéfico para a sociedade também, já que contribui na mudança de comportamentos, na aquisição de novos valores morais e na reinserção social eficaz dos detentos”, afirma o dirigente.

A primeira unidade a ser contemplada com os materiais foi a Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, cuja entrega foi realizada pelo diretor-presidente da Agepen à psicóloga Amanda de Deus Pereira Barboza, na presença da chefe da Divisão de Promoção Social, Alessandra Siqueira, da assessora da Diretoria de Assistência Penitenciária, Marinês Savoia e da servidora Sara Suzane Silva Costa.

A prioridade de distribuição do material será por região e municípios que tenham os três regimes de cumprimento de pena, que contemplam tanto a privação de liberdade quanto a restrição de direitos. No entanto, localidades que possuem apenas o regime fechado e demonstrarem maior necessidade dos testes também serão priorizadas. Já está sendo providenciada pela Agepen a entrega a presídios da Capital, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

“Investir neste material significa instrumentalizar e empoderar os profissionais psicólogos a atuarem de maneira cada vez mais eficiente dentro das unidades prisionais”, destaca a chefe da Divisão de Promoção Social da Agepen, responsável por coordenar os trabalhos de psicólogas e assistentes sociais nos presídios de Mato Grosso do Sul.

Ciclo de Palestras

De acordo com a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, está previsto para este segundo semestre um ciclo de palestras e reuniões, com temáticas específicas, tanto para psicólogos quanto para assistentes sociais.

“No contexto prisional, tanto a Psicologia quanto o Serviço Social, atuam diretamente com o indivíduo encarcerado com o intuito que o mesmo reflita acerca de suas atitudes, consequências e retomadas positivas para o controle de sua vida”, comenta a dirigente.

Na opinião da diretora, a qualificação também impacta diretamente para que estes profissionais sintam-se valorizados em sua atuação e percebam o quanto é significativo fazer com que o processo de aprendizagem seja constante.

Fonte: (Agepen)