Buscar

03/05/2018 às 16:00, Atualizado em 03/05/2018 às 17:26

Advogados poderão autenticar documentos de seus clientes

Projeto de lei segue para ser apreciado em segunda votação.

Advogados poderão autenticar cópias de documentos em autos de procedimentos administrativos em que atuarem, o projeto de lei foi aprovado por deputados em primeira discussão durante sessão desta quinta-feira (03), na Assembleia Legislativa.

A proposta é de autoria do deputado Enelvo Feline (PSDB) e pretende desburocratizar ações administrativas. “Em momento de crise, pensamos em diminuir custos para o cidadão”, declarou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Mansour Elias Karmouche.

Mansour estava presente para pronunciamento sobre a matéria. “Esse é um dos melhores projetos que tem para advocacia e sociedade em momento de crise”, declarou Mansour que também salientou sobre o tema. “Muito importante para advocacia. Projeto de interesse da sociedade, momento de desburocratizar as ações e advogados serão autorizados a apresentar documentos autenticados para ingresso em processos administrativos”, reforçou o presidente da OAB.

Em São Paulo a lei já foi aprovada, em fevereiro de 2016 e Mato Grosso do Sul também poderá aderir a matéria, porém a proposta precisa ser apreciada em segunda votação e depois será encaminhada para assessoria jurídica do governo para ser sancionada.

O deputado estadual Paulo Siufi (MDB) lembrou que em 2016 a matéria foi apresentada pelo então deputado estadual Marcos Trad (PSD), atual prefeito de Campo Grande e aprovada pelos parlamentares, porém foi vetado pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). “MS tem 15 mil advogados e espero que governo tenha sensibilidade”, finalizou Mansour.

OUTROS PROJETOS

Também em primeira votação, foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a validade e procedimento apropriado à emissão de notas fiscais por pescadores profissionais no Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo da matéria é diminuir a burocracia na venda de produto. A validade das notas poderão ser ampliadas de 30 dias para 10 meses. A matéria segue para ser apreciada em segunda votação.

Já em segunda votação, foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre correção monetária dos valores das modalidades licitatórias no Estado, a matéria segue para sanção do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Deputados destacaram a importância da revisão dos valores defasados. “A última atualização foi em julho de 1998, quando houve a mudança da moeda. Os valores fixados pela lei 8666/93 poderão ser anualmente revistos pela União. Diante da omissão do Poder Executivo Federal, os municípios e estados podem promover a revisão destes valores. Lei semelhante no Estado de Mato Grosso foi considerada constitucional”, declarou o deputado José Carlos Barbosa (DEM), autor da matéria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.