Publicado em 10/08/2015 às 06:41, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Vasco, Joinville e Coritiba terminarão 1º turno no Z4

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, BAND

Vasco, Joinville e Coritiba terminarão o primeiro turno na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Cariocas e catarinenses têm 13 pontos, enquanto os paranaenses têm um a menos. A dois jogos da metade do torneio, não há como alcançar o Avaí, primeiro time fora do Z4, com 20 pontos. A colocação ruim do trio não é apenas simbólica, mas também indica o duro segundo turno que as equipes terão pela frente.

 

O número apontado por especialistas para escapar do rebaixamento sem sustos é 45 pontos. Isso varia de ano a ano, mas essa quantidade significa a permanência praticamente garantida na elite do futebol brasileiro.

 

Neste momento, faltam 32 pontos para Vasco e Joinville alcançarem os 45, enquanto para o Coritiba restam 33. Com 21 partidas por jogar, ainda restam 63 pontos em disputa. O que significa que os clubes precisam de 50,79% e 52,38% de aproveitamento, respectivamente. Não chega a ser um número inalcançável, no entanto, está bem longe dos 25,5% e 23,5% conseguidos até agora.

 

Para critério de comparação, um aproveitamento de 50,79% neste momento seria suficiente para ocupar a nona posição na tabela do Brasileirão, entre São Paulo, que tem 28 pontos, e Chapecoense, com 24.

 

No domingo, Vasco e Joinville duelaram no Maracanã e o empate sem gols não foi bom para nenhuma das equipes. Após a partida, o técnico do Gigante da Colina, Celso Roth, admitiu que os números da equipe, que tem o pior ataque (oito gols) e a pior defesa (29) do torneio, são péssimos.

 

“Desempenho do Vasco passa pelo equilíbrio das coisas. Os números são horríveis. Defensivos e ofensivos. Precisamos de equilíbrio, fazer gol, defender bem. Ainda não conseguimos isso. Contra o Palmeiras fomos mal defensivamente. Diante do Joinville, ofensivamente. Quando um setor não está legal, sobrecarrega o outro. Futebol é um jogo de xadrez.  Ainda não conseguimos resolver esse quebra-cabeça”, analisou.