Publicado em 06/01/2022 às 11:03, Atualizado em 06/01/2022 às 13:16

Tite prepara lista com até 26 nomes para volta das Eliminatórias

Seleção joga contra o Equador dia 27 de janeiro, em Quito, e diante do Paraguai, dia 1° de fevereiro, em Belo Horizonte.

Redação,
Cb image default
Tite e Juninho Paulista em visita a um dos centros de treinamentos disponibilizados pela Fifa no Catar — Foto: Divulgação/CBF

O técnico Tite e a comissão técnica da seleção brasileira masculina preparam lista com até 26 nomes para as próximas duas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Catar. Já classificado com cinco rodadas de antecedência do fim da competição sul-americana, o Brasil enfrenta o Equador dia 27 de janeiro, em Quito, e joga contra do Paraguai, dia 1° de fevereiro, em Belo Horizonte.

A Seleção não terá na primeira partida os meias Fabinho e Lucas Paquetá, suspensos com dois cartões amarelos. Ainda estão pendurados Thiago Silva, Marquinhos, Eder Militão, Casemiro, Gerson, Lucas Paquetá e Gabriel Jesus. Entre os que não foram na última convocação, também estão pendurados Richarlison, Bruno Guimarães e Gabigol.

O treinador da Seleção vai repetir procedimento que tem se tornado padrão desde o início da pandemia. Primeiro, vai liberar lista larga - que normalmente tem de 30 a 40 convocados, em caso de necessidade de substituição para "reservar" o atleta na data Fifa - no fim desta semana e, depois, anuncia no dia 14 - na próxima sexta-feira - os convocados para os próximos compromissos.

No fim do ano passado, a comissão de Tite se dividiu em viagens pela Europa e pelo Catar - onde estiveram o próprio treinador, o auxiliar Cesar Sampaio e o coordenador Juninho Paulista - para visitar treinos, jogos e atletas, além de observar possíveis adversários na Copa Arábe - que terminou com a Argélia campeã. Tite assistiu a três jogos, entre eles o empate entre Argélia e Marrocos (2 a 2).

Auxiliar de Tite, Cleber Xavier, que acompanha o treinador há mais de 20 anos, participa nestes últimos dias do curso de Licença PRO da CBF, na Granja Comary, ao lado de Cuca, Rogério Ceni, Lisca, Pintado, Marcão, Renato Gaúcho e muitos outros. Ele falou sobre o planejamento da Seleção nas Eliminatórias e lembrou da ideia da seleção brasileira contar com 25 a 26 nomes, por conta dos desfalques.

Dúvidas

A programação da Seleção deve incluir apresentação direto em Quito, capital equatoriana, com início de preparação fora do Brasil para as duas partidas. O treinador da Seleção hoje tem alguns problemas de lesão. Richarlison e Neymar, no ataque, e Danilo, na lateral.

Outro caso que pode interferir na convocação de Tite são os jogadores do futebol brasileiro que retornam de férias em meados de janeiro e estarão em pré-temporada no momento da convocação. Gabigol, do Flamengo, antecipou a volta para se preparar fisicamente, na esperança de voltar a ser chamado pelo treinador da seleção brasileira.

Veja abaixo a agenda da Seleção em 2022:

27/1 - Brasil x Equador, em Quito

1/2 - Brasil x Paraguai, no Mineirão

24/3 - Brasil x Chile, na Arena Fonte Nova

29/3 - Brasil x Bolívia, em La Paz

Entre 31 de maio e 14 de junho - Três amistosos, com datas, locais e adversários a definir

Entre 19 e 27 de setembro - Dois amistosos, com datas, locais e adversários a definir

21/11 - Abertura da Copa do Mundo.

Fonte - GE