Buscar

12/08/2016 às 12:24, Atualizado em 12/08/2016 às 12:25

Técnico queniano é cortado após se passar por atleta em teste antidoping

O Comitê Olímpico do Quênia decidiu cortar o treinador do atletismo John Anzrah da Rio-2016 após ele se passar por um atleta em exame antidoping. O COI abriu uma comissão disciplinar já que é o segundo caso envolvendo os quenianos em menos de uma semana.

Anzrah foi mandado para casa após fornecer uma amostra de urina no lugar do velocista de 800 m Ferguson Rotich. O atleta ficou em quarto lugar no campeonato mundial da modalidade e é um dos favoritos a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

"Enviamos Anzrah de volta para casa. Ele se apresentou no lugar de um atleta. Deu amostra de urina e assinou documentos. Não podemos tolerar esse tipo de comportamento", disse o presidente do Comitê Olímpico do Quênia Kip Keino.

O agente do atleta Ferguson Rotich, Marc Corstejens, disse que o atleta emprestou a credencial ao treinador para que ele pudesse ter um almoço gratuito na Vila Olímpico.

Durante esse almoço, Anzrah teria sido abordado por um agente do controle antidoping e convocado para fazer o exame.

"Ferguson ficou completamente confuso e foi fazer o exame", falou Corstejens.

O chefe de missão do Quênia, Stephen Soi, não aprovou a atitude do técnico.

"É uma coisa estúpida para um treinador da experiência dele passar por um exame antidoping só porque estava em uma área que não poderia acessar", afirmou.

No último domingo (7), o gerente de atletismo do Quênia, Michael Rotich também foi cortado das Olimpíadas após ser acusado de comandar um esquema de aviso prévio de testes antidoping em troca de dinheiro.

"Estamos cientes da decisão do Quênia por uma violação das regras antidoping e agradecemos pela rápida ação. Criamos imediatamente uma comissão disciplinar para estudar o assunto no que diz respeito ao atleta e ao treinador", declarou um porta-voz do COI.

Fonte UOL

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.