Publicado em 20/03/2020 às 12:30, Atualizado em 20/03/2020 às 00:54

Superliga feminina de vôlei é cancelada e não terá campeão

Apesar de ficar decidido que não haverá entrega de taças, a classificação final da primeira fase feminina será levada em conta para efeitos estatísticos e classificação para outros torneios

Redação,
Cb image default
Divulgação

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) determinou nesta quinta-feira, dia 19 de março, o cancelamento da Superliga Feminina devido à pandemia de coronavírus que paralisou o torneio. A decisão foi tomada após reunião virtual com os clubes participantes, cuja maioria concordou que não haveria tempo hábil para terminar a edição 2019/2020. Com a decisão, a liga brasileira não terá um campeão definido em 2020.

Pouco depois, houve a reunião das equipes da Superliga masculina. Esperava-se que a votação também terminassem em cancelamento, mas os clubes concordaram em adiar a definição em um mês. O campeonato, portanto, segue apenas suspenso, faltando uma rodada para o fim da primeira fase.

A Superliga feminina, por sua vez, foi interrompida às vésperas do início das quartas de final. O cancelamento foi decidido por questões financeiras: a grande maioria das atletas tem contrato apenas até maio, quando terminaria o torneio em condições normais. As equipes, portanto, não teriam como arcar como cerca de dois meses de paralisação e depois renovar contratos. A indefinição sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em agosto, é outro entrave no calendário.

Apesar de ficar decidido que não haverá entrega de taças, a classificação final da primeira fase feminina será levada em conta para efeitos estatísticos e classificação para outros torneios, com o Praia na liderança, seguido por Sesc e Minas. No masculino, o Tabuaté liderava, à frente do Cruzeiro. Esta será a primeira vez desde a organização do primeiro campeonato nacional de vôlei, em 1976, que não haverá um time campeão.

Fonte - Veja