Buscar

18/06/2019 às 15:32, Atualizado em 18/06/2019 às 16:57

STJD expõe VAR, e mantém resultado de Botafogo x Palmeiras no Brasileirão

O Botafogo pedia a impugnação da partida, que terminou em vitória do Palmeiras por 1 a 0, alegando que o VAR foi usado de forma indevida.

Cb image default
Gustavo Gomez comemora gol do Palmeiras contra o Botafogo Imagem: Andre Borges/AGIF

Por 9 votos a 0, o Pleno do STJD manteve o resultado da partida entre Palmeiras e Botafogo, com a vitória da equipe alviverde. O julgamento aconteceu nesta tarde, na Faculdade Baiana de Direito, em Salvador (BA).

Os auditores foram Arlete Mesquita, Mauro Marcelo de Lima e Silva, João Bosco Luz, Décio Neuhaus, José Perdiz e Antônio Vanderler, além do vice-presidente administrativo Ronaldo Piacente, o vice-presidente Otávio Noronha, sub-procurador Leonardo Andreotti e do presidente Paulo César Salomão Filho. Todos votaram contra a anulação da partida, por parte do Botafogo.

O Botafogo pedia a impugnação da partida, que terminou em vitória do Palmeiras por 1 a 0, alegando que o VAR foi usado de forma indevida, o que representa um erro de direito e possibilitaria anular o jogo segundo a regra 5 da FIFA e protocolo 8.12 do VAR.

O jogo foi no dia 25 de maio e o pedido do Botafogo foi oficializado na noite do dia seguinte, sob alegação de que o juiz já teria dado autorização para que a partida fosse reiniciada após marcação de simulação de Deyverson e dado cartão amarelo ao palmeirense, mas depois parou para consultar o vídeo e viu que Gabriel pisou no pé do palmeirense.

O caso estava previsto inicialmente para ser julgado no dia 13 de junho, mas o relator do caso, Décio Neuhaus, pediu adiamento por conta da demora de anexação do relatório do VAR ao processo.

No julgamento, foram exibidos diversos ângulos, com todas as câmeras disponibilizadas aos árbitros de vídeo e também as de transmissão, e tudo enquanto o áudio da comunicação com o árbitro principal era transmitido. Paulo Roberto Alves Júnior, o árbitro, é orientado pela equipe do VAR a não reiniciar o jogo, mas a bola já estava rolando. Então Alves pede aos jogadores, "guarda", e se dirige ao VAR: "Porra, pessoal. Ok, mas fala antes.".

Com informações do site UOL

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.