Publicado em 12/12/2017 às 06:12, Atualizado em 11/12/2017 às 19:06

STJD analisa "caso Misto" nesta terça e pode mudar até número de clubes na Série A

Se for considerado culpado e excluído, time de Três Lagoas perderia direito de disputar primeira divisão, mesmo com desistências de Naviraiense e Cena.

Redação,

A novela que se transformou a Série B do Campeonato Estadual deve ter o seu penúltimo capítulo nesta terça-feira (12). O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar o mérito da liminar que garantiu o Misto EC disputar a primeira rodada da competição sem ter os seus jogadores regularizados. A decisão pode alterar a fase final do campeonato e até o acesso à primeira divisão, onde apenas o Operário AC, de Dourados, está garantido.

O caso foi levado ao STJD pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) depois que o clube de Três Lagoas o aval do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) para seguir na competição. Agora, se o entendimento for diferente, o Misto pode, até, perder o direito de jogar a Série A em 2018.

Segundo o vice-presidente e coordenador de competições, Marcos Tavares, o Misto pode disputar a final mesmo em caso de ser considerado culpado. "Nada muda se o Misto for declarado inocente. Caso contrário, a punição vai de advertência, multa, perda de pontos até exclusão do campeonato", disse.

Se o Misto for apenas advertido e penalizado com multa, o time segue classificado para a decisão contra o OAC e com acesso garantido. Se perder os pontos da partida que disputou irregular, não vai disputar a decisão, mas como o Cena, de Nova Andradina, já protocolou na Federação o desejo de não disputar a Série A ano que vem, o acesso do time de Três Lagoas segue garantido.

O problema para o Misto seria no caso de ser excluído da competição. "Neste caso, o Misto não teria disputado de fato a Série B e aí, mesmo com a vaga aberta com a desistência do Cena, não poderia disputar a primeira divisão", disse Tavares. Neste caso, o Grupo A ficaria com apenas cinco clubes, o que já acontece com o Grupo B e a situação de rebaixamento em 2018 estaria resolvida.

Final

Independentemente do resultado do julgamento desta terça no Rio de Janeiro, as datas dos jogos finais devem ser confirmados pela Federação para o próximo sábado (16) em Três Lagoas ou Nova Andradina e para a quarta-feira (20), no Estádio Douradão.

Fonte - Gazeta MS