Publicado em 08/10/2017 às 14:30, Atualizado em 08/10/2017 às 10:17

Série A não possui nenhum recorde de público nas arenas da Copa de 2014

Em seis estádios, recordes são de partidas do Mundial.

Redação,
Cb image default
Foto: Estádio Mané Garrincha

Foram 14 estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014. Entre elefantes brancos e arenas em constante uso, nenhum jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da primeira divisão é dono do recorde de público dos palcos mais modernos do futebol nacional.

Na noite desta terça-feira (3/10), na vitória do Paraná sobre o Internacional pela Série B do Brasileirão, os clubes levaram 39.760 pessoas à Arena da Baixada, casa do Atlético-PR, e bateram o recorde de público do estádio.

Em 2016, a torcida do Fortaleza colocou 63.999 torcedores na arquibancada do novo Castelão, em jogo válido pelas quartas de final da Série C daquele ano, contra o Juventude. A marca superou os 63.903 presentes em Ceará x Bahia, final da Copa do Nordeste de 2015.

Até os campeonatos estaduais, competições que, geralmente, chamam menos a atenção da toricda, têm um representante na lista de recordistas. Na Arena da Amazônia, nenhum jogo levou mais gente ao estádio do que Vasco x Flamengo, semifinal do Campeonato Carioca de 2016.

No Beira-Rio, o recorde é de 44.998 torcedores, na partida entre Internacional x Tigres-MÉX, pela semifinal da Libertadores de 2015, enquanto na Arena Pernambuco, o número mais expressivo fica por conta de Brasil x Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, quando 43.898 pessoas estiveram nas arquibancadas. Recentemente, Cruzeiro x Flamengo levaram 61.017 ao Mineirão, pela final da Copa do Brasil, recorde do estádio após a reforma.

Recordes inalcançáveis

Em alguns casos, jogos da Copa do Mundo devem se eternizar como recordistas de público. É o caso da Arena Corinthians, por exemplo. A casa do alvinegro paulista contou com arquibancadas provisórias no Mundial de 2014, o que fez com que a capacidade do estádio aumentasse em 20 mil lugares. O palco poderia receber até 68 mil torcedores durante a Copa do Mundo, número que, atualmente, gira em torno de 48 mil.

Por questões de segurança, alguns estádios brasileiros não vendem cargas de ingressos tão grandes quanto as colocadas à venda para o torneio da Fifa. O Maracanã, por exemplo, põe cerca de 68 mil entradas à disposição do público em jogos de mais apelo, como a a partida entre Flamengo x San Lorenzo, pela Libertadores deste ano. Na Copa do Mundo de 2014, 74.738 pessoas estavam presentes para assistir Argentina x Bósnia.

Para esta temporada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proibiu que os clubes mandassem partidas fora do seu estado de origem. Com isso, é difícil imaginar que estádios como Mané Garrincha, Arena das Dunas e Arena Pantanal superem os públicos do Mundial de 2014, dada a falta de clubes de expressão nas praças.

Fonte: Correio Braziliense