Publicado em 02/12/2017 às 12:38, Atualizado em 02/12/2017 às 09:58

Sem Naviraiense, Estadual terá 11 clubes e quadrangular final

Convidado para a vaga aberta, Cena, terceiro colocado da Série B, preferiu não disputar o campeonato por falta de recursos.

Redação,
Cb image default
Foto: Claudio Severo - Esporte MS

O Campeonato Estadual de 2018 deve ter 11 clubes ao invés dos 12 esperados. O Naviraiense protocolou nesta sexta-feira (1), durante a reunião do Conselho Arbitral, o seu afastamento da competição, abrindo espaço para um time da Série B. Terceiro colocado, o Cena, de Nova Andradina, também apresentou documento abrindo mão da vaga.

Na reunião na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), participaram os clubes classificados para a competição, com exceção do Águia Negra que não enviou representante. Operário AC, de Dourados, e Misto EC, de Três Lagoas, times que sobem da Série B, também foram convidados.

Com a desistência do Naviraiense e o não aceite do Cena em ocupar a vaga aberta, os clubes discutiram mudanças no regulamento e chegaram até a voltar a discutir a possibilidade de fazer o campeonato em pontos corridos, ideia descartada em seguida. O primeiro consenso foi em relação ao rebaixamento. Com o Naviraiense já colocado na segunda divisão, a outra vaga no rebaixamento será do time de pior índice técnico entre os dois grupos.

Quadrangular final

Mantidas primeira fase e quartas de final como nos anos anteriores, a mudança feita foi na fase final da competição. Os quatro semifinalistas vão disputar um quadrangular final em turno e returno, todos contra todos. Após essas seis rodadas, o time de melhor campanha será declarado campeão e o segundo, vice. Os clubes garantem também vagas na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. O campeão jogará também a Copa Verde.

A mudança agradou os clubes, particularmente o Operário, que propôs o sistema ainda na primeira reunião, no mês de outubro. “Acreditamos ser uma fórmula mais justa. Neste ano, por exemplo, fizemos a melhor campanha geral e perdemos vaga na decisão por causa de um gol. Agora o clubes finalistas podem disputar o título em igualdade de condições”, afirmou o presidente do Galo, Estevão Petrallás.

O Estadual começa no dia 17 de janeiro com os jogos entre ABC e Operário, Misto e Novo e ainda Comercial e Costa Rica pelo Grupo A. Pelo Grupo B jogam Urso e Sete de Dourados, Operário AC e Águia Negra. O Corumbaense folga na primeira rodada. (Com informações do CapitalNews).

Desistência do Cena

Quanto a desistência do Cena (Clube Esportivo Nova Andradina) que chegou até protocolar denuncia contra o Misto FC junto a Federação de Futebol, acusando o time de Três Lagoas de utilizar atletas irregulares no jogo da série B no Andradão, o vice-presidente, Zé Leôncio disse ao Nova Noticias que a falta de recursos foi o principal motivo por não aceitar o convite da FFMS.

O site apurou ainda nos bastidores que para a disputa da série B deste ano, a comissão técnica teve muita dificuldades até para conseguir o estádio Andradão para treinar os jogadores que além de trabalhar durante o dia tinha apenas duas vezes por semana para treinar a noite no campo que pertence a prefeitura.

No campeonato estadual da série B, o Cena jogou quatro partidas; empatou três e perdeu uma; marcou sete gols e sofreu oito, vindo a somar apenas três pontos dos doze disputados.

Sem dinheiro para contratações, a maioria dos atletas utilizados na competição foram de Nova Andradina.