Publicado em 14/05/2022 às 12:00, Atualizado em 13/05/2022 às 23:36

São Paulo aceita proposta do Arsenal por Marquinhos

Venda deve ser formalizada nos próximos dias; veja valores

Redação,
Cb image default
Marquinhos em treino no CT do São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc

O São Paulo aceitou a proposta feita pelo Arsenal pelo atacante Marquinhos. A venda deve ser formalizada nos próximos dias, depois de concluídas as formalidades – realização de exames e assinatura de contrato. O Tricolor também está próximo de vender o goleiro Tiago Volpi ao futebol mexicano.

O clube inglês pagará 3,5 milhões de euros (R$ 18,4 milhões) pelo jogador de 19 anos. O valor entrará nos cofres tricolores até o fim do ano. A comissão técnica, inclusive, recebeu a recomendação de não relacionar Marquinhos para o jogo de domingo contra o Cuiabá, pelo Brasileirão.

Marquinhos tem contrato com o São Paulo até 2024. Mas esse acordo fere o regulamento da Fifa, apesar de estar dentro do que diz a legislação brasileira. Esse é um fator que acelera a venda e convence a diretoria tricolor a fazer negócio.

O jogador assinou em 2019, aos 16 anos, seu primeiro contrato profissional. O vínculo, de cinco anos, é permitido pela Lei Pelé, mas a Fifa restringe esse primeiro acordo a apenas três anos.

Por causa de situações como essa, o São Paulo entrou em litígio com outros jogadores, como o zagueiro Lucas Frasson – a Fifa tem se posicionado favoravelmente em relação aos atletas nesses casos. Frasson deixou o clube com uma autorização especial da entidade.

Se decidisse acionar a Fifa, Marquinhos poderia ter seu vínculo encerrado com o São Paulo em julho – quando completam-se três anos da assinatura inicial.

Com informações do GE