Publicado em 20/12/2015 às 19:55, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Santos se esforça para segurar suas estrelas

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Globoesporte.com

Campeão paulista, o Santos vislumbrou a possibilidade de fechar o ano com o título também da Copa do Brasil ou, ao menos, a vaga na Libertadores via Brasileirão. Não conseguiu nem uma coisa, nem outra. Por isso, o torcedor sabe que, para ter um Natal feliz e um próspero Ano Novo, manter as estrelas no elenco é fundamental. Gabriel e Lucas Lima são os mais cobiçados pelo mercado europeu.

Sem dinheiro, o Santos terá de ser criativo para reforçar o elenco em 2016. Com poucos recursos financeiros, a equipe precisa manter a base, além de contratar atletas a custo baixo que deem boas opções ao técnico Dorival Júnior. A limitação do elenco comprometeu o rendimento da equipe em vários momentos da temporada. Reservas como Nilson, Leandro e Chiquinho já deixaram o clube, sem deixar saudade, e Werley pode tomar o mesmo caminho. Já Marquinhos e Valencia renovaram seus contratos por mais um ano.

A estratégia de contratar atletas apenas pelo pagamentos dos salários e de luvas (prêmio pago na assinatura do contrato) já foi utilizada em 2015. Dos 14 reforços ao longo do ano, alguns deram muito certo, como Vanderlei e Ricardo Oliveira, outros, longe disso, exemplo de Nilson, que perdeu gol sem goleiro na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras.

Os atletas mais procurados pelo mercado internacional são Lucas Lima e Gabriel. O meia recusou uma investida do futebol chinês e espera pelo interesse de grandes times da Europa. Já o atacante dever receber uma proposta do Paris Saint-Germain, da França, depois das Olimpíadas, em agosto. O Milan, da Itália, também tem interesse.

Outro desafio do Peixe é segurar Marquinhos Gabriel. O clube fez uma proposta oficial ao Al Nassr, da Arábia Saudita, pela contratação em definitivo e espera pela resposta. O meia chegou à Vila Belmiro por empréstimo em janeiro, e depois de quase ter o contrato rescindido, emplacou e terminou a temporada como titular absoluto da equipe de Dorival.

Além da manutenção do elenco, a comissão técnica do Alvinegro quer reforços para todos os setores do time, com a chegada de, pelo menos, cinco jogadores - um zagueiro, um lateral, um meia, um atacante de lado de campo e um centroavante.

A prioridade é a contratação de mais um zagueiro. Com a saída de Werley e a lesão muscular de David Braz, o Santos iniciaria 2016 com apenas três opções para a posição - Gustavo Henrique, Leonardo e Paulo Ricardo.

Atualmente, o Peixe tem 29 jogadores à disposição, além dos atletas que retornam de empréstimo em janeiro - casos do zagueiro Jubal, dos meias Elano, Pedro Castro e Patito Rodriguez, além dos atacantes Lucas Crispim, Diego Cardoso e Stéfano Yuri.