Publicado em 28/09/2015 às 10:19, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Saída de Osorio preocupa SP, e jogo contra o Vasco pode ser o último

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

Juan Carlos Osorio pode ter feito seu último jogo no Morumbi como técnico do São Paulo no empate por 1 a 1 contra o Palmeiras. Dentro do clube, cresce a cada momento entre dirigentes a impressão de que o treinador pedirá demissão em breve devido às declarações públicas cada vez mais críticas à diretoria. A perspectiva também chegou a parte dos jogadores que, informalmente, já tratam a saída de Osorio como inevitável. Somada à insatisfação com a diretoria no São Paulo, Osorio interessa à Federação Mexicana de Futebol para o cargo na seleção nacional, que estipulou prazo até o dia 10 de outubro para anunciar o novo treinador.

Entre a diretoria, a despedida de Osorio na quarta-feira, contra o Vasco, no Rio de Janeiro, pela Copa do Brasil, é tratada como possibilidade real. O São Paulo joga a segunda partida das quartas de final contra o Vasco e chega com classificação encaminhada após vencer por 3 a 0 no Morumbi. A diretoria só não sabe mais do futuro de Osorio porque o técnico não fala abertamente sobre o tema e a relação está estremecida, ilustrada na quebra de confiança exposta pelo técnico na última sexta-feira. Após o empate por 1 a 1 contra o Palmeiras, Osorio se irritou ao ser questionado sobre suposta reunião entre ele e a Federação Mexicana, na próxima quinta-feira.

Tal situação também preocupa o São Paulo porque o clube teme pela sucessão do cargo em momento decisivo da temporada: possivelmente na semifinal da Copa do Brasil, disputando o 4º lugar do Brasileirão e traçando o planejamento de contratações para 2016. Hoje não há nome de consenso para o cargo, restam poucas opções no mercado e ainda fica o trauma pelo processo de sucessão de Muricy Ramalho, que durou quase dois meses e esbarrou em negociações fracassadas com Alejandro Sabella, Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga e Jorge Sampaoli.

Alguns jogadores do São Paulo tratam a saída de Osorio nas próximas semanas, não necessariamente após o jogo contra o Vasco, como certa. Estes atletas dizem não ter informações do treinador sobre a saída, mas afirmam que é o que o ambiente do vestiário indica atualmente.

O que motiva o próximo jogo a ser possivelmente o último de Osorio no São Paulo é o prazo estipulado pelo México para decidir o próximo treinador da seleção nacional. A Federação deseja anunciar o novo treinador até o dia 10 de outubro, um mês antes do início das eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2018, que começam no dia 13 de novembro para o México.

Osorio tem sido claro em suas aparições públicas ao repetir que não trocaria o São Paulo por nenhum clube, mas que sonha em disputar uma Copa do Mundo e o México lhe oferece tal possibilidade. O treinador, que admite conversas, também já afirmou que se sente no direito de ouvir a proposta porque seu contrato não tem multa rescisória - se for demitido pelo São Paulo, não recebe qualquer compensação financeira.

A insatisfação de Osorio no São Paulo se dá pelas saídas de cinco jogadores que considerava titulares: Paulo Miranda, Rafael Toloi, Dória, Souza e Denilson. Perder tais jogadores não estava previsto e, ao técnico, havia sido prometido que apenas Rodrigo Caio sairia. Na última sexta-feira, questionado se confia na diretoria do clube, Osorio afirmou que, pelo que foi feito com o elenco, não.