Publicado em 15/11/2015 às 14:31, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Retranca dá certo novamente, Botafogo-SP segura River no Piauí e é campeão da Série D

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, ESPN Brasil

Vencer em casa e se fechar totalmente na defesa na partida de volta. Essa foi a receita do Botafogo-SP desde as quartas de final. Neste sábado, o time de Ribeirão Preto segurou o 0 a 0 contra o River-PI, calou o estádio do adversário, que estava lotado, e assim se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro da Série D.

Na partida de ida, a equipe do interior paulista havia vencido por 3 a 2. Contra o São Caetano, nas quartas de final, e diante do Remo, nas semifinais, o Botafogo-SP também derrotou o oponente no seu estádio e empatou sem gols fora de casa.

Foi o primeiro título nacional do Botafogo-SP, que tem em sua história os vice-campeonatos das Séries C (1996) e B (1998) do Brasileiro. Além do campeão e do vice, disputarão a terceira divisão na próxima temporada o Remo e o Ypiranga-RS.

Mais de 40 mil pessoas compareceram ao Albertão, em Teresina, que teve sensação de 42ºC na noite deste sábado. O primeiro tempo foi equilibrado, com chances de gol para ambos os clubes.

Na segunda etapa, tudo mudou com a expulsão do zagueiro Cesar Gaúcho, que fez com que o River fosse ainda mais para cima, e provocou uma grande retranca do Botafogo-SP, que não tinha nenhum nome no ataque. Aos 38 minutos, o número de finalizações do River-PI eram oito, enquanto os visitantes não tinham chutado ao gol após o intervalo. Nos acréscimos, Neneca soltou a bola nos pés de Edu, que chutou para fora.

A pressão absurda do time de casa não rendeu resultado, e, após muito sofrimento, o Botafogo-SP se sagrou campeão brasileiro da Série D.