Publicado em 01/11/2021 às 12:30, Atualizado em 01/11/2021 às 10:26

Procuradoria do STJD deve denunciar Grêmio por invasão de torcida contra o Palmeiras

Tricolor pode perder mandos de campo na reta final do Brasileirão

Redação,
Cb image default
Foto - reprodução TV Globo

O Grêmio deve ser denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela invasão dos torcedores ao gramado após a derrota para o Palmeiras neste domingo (31). Parte do público entrou em campo e vandalizou o monitor do VAR, que fica próximo a entrada dos vestiários das equipes.

Mais tarde, houve também confronto no estacionamento da Arena. Há ainda relatos de agressões a fotógrafos e outros profissionais de imprensa.

As imagens da situação ainda vão ser analisadas, mas, segundo o ge.globo, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, disse que viu as imagens e que o caso se enquadra no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de "invasão de campo". O pena prevista é de multa de até R$ 100 mil e perda de mando de uma a 10 partidas.

– A questão da perda de mando de campo só é dada quando levada em conta a gravidade nos fatos. Nesse caso óbvio que houve gravidade. Há uma tendência. A Procuradoria vai denunciar. Pretende que o Grêmio seja punido com perda do mando de campo, mas obviamente que eu faço a denúncia e o julgamento cabe aos auditores — disse o procurador ao ge.globo.

Caso a situação não seja julgada até o final do Brasileirão deste ano, o Tricolor pode ter que cumprir a pena, se for decidido pela perda de mandos de campo, no campeonato do ano que vem.

Na vice-lanterna e na luta contra o rebaixamento, o Grêmio tem mais cinco jogos em casa até o fim do Brasileirão, contra Fluminense, Bragantino, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo.