Publicado em 17/07/2015 às 12:23, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Processo por compra de CNH pode frear pressão para levar Malcom à Europa

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

Malcom virou centro de uma polêmica na quinta-feira. Teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e ouviu do diretor-geral do Detran que a suposta compra dos documentos configura crime de corrupção, cuja pena vai de dois até 12 anos de prisão. E o processo natural após tal denúncia pode impactar ainda mais na carreira do atacante. Se indiciado, ele terá que responder no país, freando a pressão exercida pelos responsáveis por sua carreira para uma transferência à Europa. 

A estafe que cuida da carreira do jovem atacante de 18 anos não esconde o desejo de colocá-lo no futebol europeu. Fernando Garcia, agente do jogador, tem bom trânsito em clubes como Braga, de Portugal, e levou recentemente dois jogadores para lá. Quer, agora, formalizar a ida do terceiro. 
 
A imprensa portuguesa fala em proposta de 8 milhões de euros apresentada ao Corinthians. O Timão descarta e garante que não recebeu nada até o momento. "Não temos novidades. Nada até agora", disse o presidente Roberto de Andrade na tarde de quinta-feira no CT Joaquim Grava. O clube encara como blefe as seguidas afirmações do agente citando possíveis propostas de clubes europeus.
 
Mas mesmo que surja algo oficial, o processo natural em tal acusação freia o andamento do negócio. Malcom tende a ser indiciado, será chamado a prestar esclarecimentos na polícia, se for constatado a irregularidade, poderá responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa. A pena vai de dois a 12 anos de reclusão. E enquanto o processo estiver tramitando, não poderá deixar o Brasil para residir em outro país. 
 
Os responsáveis pela carreira de Malcom não irão se manifestar. O advogado Régis Villas Boas foi contratado para defender o atacante e também espera tomar conhecimento de todas peculiaridades da situação para somente depois disso esclarecer qualquer coisa. 
 
A denúncia partiu de uma afirmação feita à reportagem do UOL Esporte em que o jogador admitia dirigir com uma autorização do Detran. Em seguida, a Rede Globo constatou uma série de irregularidades para liberação da CNH do jogador. Ele realizou, por exemplo, aulas teóricas e práticas ao mesmo tempo e conseguiu a carteira de habilitação apenas 20 dias após completar 18 anos. 
 
Além dele, outras 4900 pessoas também tiveram suspensa a autorização de dirigir. Todos são suspeitos de cometerem a mesma irregularidade. 
 
Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a Secretaria de Segurança de São Paulo enviou a seguinte resposta: "A Polícia Civil informa que as auditorias realizadas pelo Detran estão sendo encaminhadas para a Delegacia Geral de Polícia. Com isso, serão identificados os locais com suspeitas de fraudes e instaurados inquéritos policiais nas regiões correspondentes".