Buscar

09/04/2025 às 07:03, Atualizado em 08/04/2025 às 19:09

Petrallas é eleito presidente da FFMS e comandará futebol até 2027

Até então presidente interino, Petrallas venceu a eleição nesta terça-feira, com 48 votos

Cb image default
Estevão Petrallas, durante entrevista ao repórter Jair Gomes, da Ativa FM. Foto - Marcos Donzeli

O novo presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) está definido. Estevão Petrallas foi eleito com 48 votos e comandará o futebol do Estado até 2027. Ao todo, seis candidatos disputaram a vaga. A eleição aconteceu nesta terça-feira em um hotel na capital do MS.

Petrallas sucede, agora de forma oficial, Francisco Cesário de Oliveira, que esteve à frente da federação por 28 anos. Cesário foi destituído do cargo após se tornar alvo da Operação Cartão Vermelho, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) em 2023, sob investigação por corrupção.

Segundo o ranking nacional de federações, a FFMS ocupa a penúltima posição, com o segundo pior desempenho do país. Apesar disso, Petrallas ainda não apresentou propostas para os próximos quatro anos, limitando-se a afirmar que pretende investir nas categorias de base.

Após a eleição, Petrallas agradeceu o apoio dos presidentes do Operário e do Ivinhema, mas destacou que será presidente de todos. “Querendo ou não, estou ali para tocar o futebol no Estado e tirar, quem sabe, da 26ª colocação que nós estamos, uma situação vergonhosa”, declarou.]

O presidente eleito afirmou ainda que pretende se reunir novamente com todos os presidentes de federações para reavaliar, principalmente, o trabalho da Diretoria de Competições. Disse também que, na próxima semana, terá um encontro na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e demonstrou respeito ao governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), mas enfatizou que “quem sabe as dores do futebol é quem está dentro do esporte”.

Além dele, concorreram ao cargo André Baird, ex-presidente do Costa Rica; Cláudio Barbosa, presidente do Comercial; Marcos Araújo, presidente do Dourados; Paulo Telles, ex-presidente do Cene; e Toni Vieira, ex-presidente do Operário.

Baird obteve 39 votos e classificou o processo como um aprendizado. Ao todo, 51 filiados estavam aptos a votar, incluindo clubes e ligas esportivas do Estado. No entanto, o peso dos votos varia: clubes da Série A têm peso 3; os da Série B, peso 2; e os demais, peso 1. A votação foi realizada a portas fechadas, no Grand Park Hotel, em Campo Grande.

Petrallas foi eleito principalmente devido ao futebol amador, que garantiu 18 votos a ele, enquanto Baird ficou com 5. Na Série A, Baird teve 18 votos, e Petrallas 12; da Série B, Petrallas garantiu 18 votos e Baird 16.

Com informações do Campo Grande News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.