Publicado em 16/11/2017 às 06:36, Atualizado em 16/11/2017 às 09:38

Peru vence Nova Zelândia e garante vaga na Copa do Mundo da Rússia

Seleção ganha por 2 a 0 e homenageia o atacante Paolo Guerrero.

Redação,
Cb image default
Peru foi a última seleção a conquistar vaga para a Copa de 2018 Mariana Bazo/Reuters

O Peru venceu a Nova Zelândia por 2 a 0 na madrugada desta quinta-feira (16) e conquistou a vaga na Copa do Mundo da Rússia em 2018. O segundo jogo entre as duas equipes pela repescagem aconteceu em Lima, capital do Peru. As equipes haviam empatado em 0 a 0 na primeira partida, ocorrido em Wellington, capital da Nova Zelândia, no último dia 11.

A vitória garantiu à seleção peruana o retorno a uma Copa do Mundo depois de 36 anos. A última vez que o Peru havia participado da competição mundial foi no ano de 1982.

O primeiro gol da partida foi marcado no primeiro tempo pelo atacante Farfán, que homenageou Paolo Guerrero ao exibir a camisa número 9 da seleção peruana. Guerrero está suspenso depois de ter sido flagrado em exame antidoping pelo uso de benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína.

O zagueiro Christian Ramos foi o autor do segundo gol peruano no segundo tempo da partida. Mas o destaque em campo foi o meia Cueva, que joga no São Paulo, responsável pelas assistências para os dois gols e outras jogadas de ataque dos peruanos.

Esta será a primeira vez que o Peru chega a uma Copa do Mundo desde 1982, mas antes da competição na Espanha - na qual caiu na fase de grupos -, o país já havia disputado outros três Mundiais. Foi em 1930, no Uruguai; em 1970, no México, quando caiu nas quartas de final para o Brasil, em sua melhor participação até agora; e em 1978, na Argentina.

Já a Nova Zelândia, campeã das Eliminatórias da Oceania, perdeu a chance de disputar a sua terceira Copa do Mundo. Antes jogou em 1982, quando enfrentou o Brasil (derrota por 4 a 0), e em 2010, na África do Sul, quando parou na fase de grupos de forma invicta - três empates, sendo um deles contra a Itália.

Com a classificação do Peru, foi definida a lista de 32 seleções do Mundial de 2018. Os outros 31 países são: Austrália, Dinamarca, Egito, Nigéria, Senegal, Marrocos, Tunísia, Rússia (país-sede), Brasil, Bélgica, Inglaterra, França, Alemanha, Islândia, Polônia, Portugal, Sérvia, Espanha, Argentina, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Panamá, México, Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Croácia, Suécia e Suíça.

Conteúdo Estadão