Publicado em 09/09/2015 às 12:46, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Palmeiras repete estratégia de 1ª instância e reduz pena de Dudu no STJD

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

O departamento jurídico do Palmeiras conseguiu reduzir a pena de Dudu antes do julgamento que aconteceria nesta quinta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro. O alviverde conseguiu um acordo com a procuradoria do tribunal, chamado transação, e reduziu a suspensão de 180 dias do atacante para quatro partidas do Brasileirão – suspensão de seis, dois já cumpridos.

A transação é uma medida que permite um acordo entre o réu e a procuradoria, possibilitando uma redução de pena com bom comportamento. A estratégia foi utilizada no julgamento do camisa 7 na primeira instância, mas barrada pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo, Mauro Marcelo de Lima e Silva. Na época, especialistas ouvidos pelo UOL Esporte questionaram a legalidade da atuação de Mauro Marcelo.

O Palmeiras recorreu daquela decisão e voltou a propor a transação nos últimos dias, desta vez no STJD. O tribunal superior deferiu a medida na noite desta terça-feira. Com isso, Dudu desfalca o alviverde por quatro partidas no Brasileiro, começando pela desta quarta, diante do Internacional, no Beira Rio. A suspensão automática que o camisa 7 cumpriria no Sul, assim, deve ficar para depois do cumprimento da transação - o jogador pode acabar de fora do clássico diante do São Paulo no dia 27.

Dudu foi parar no tribunal por conta do lance ocorrido no fim do primeiro tempo da final do Paulista, na Vila Belmiro. Em uma disputa sem bola, ele se estranhou com o santista Geuvânio e ambos foram expulsos. O palmeirense perdeu a linha, foi para cima do juiz e o empurrou.

O árbitro Guilherme Ceretta relatou os atos na súmula e complicou a vida de Dudu, que acabou condenado e suspenso por 180 dias pelo TJD. O Palmeiras recorreu, mas a punição foi mantida. O julgamento desta quinta seria do segundo e último recurso possível, desta vez no STJD, para reduzir a pena do atacante.

Dudu foi contratado no começo do ano após uma arrastada novela que envolveu São Paulo e Corinthians. O "chapéu" do Palmeiras nos rivais, em cima da hora, transformou o atacante na grande esperança do torcedor alviverde após a reformulação do elenco.

Depois de um começo irregular, o camisa 7 se tornou uma das peças mais importantes do ataque palmeirense. Em 2015 já marcou dez gols e é o líder do elenco em assistências, com doze.