Publicado em 23/05/2015 às 09:35, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Palmeiras consegue efeito suspensivo, mas Dudu só volta no começo de junho

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

O meia-atacante Dudu está à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira a partir do dia 3 de junho. Após o julgamento da última segunda-feira e a punição de 180 dias ao jogador, os advogados do Palmeiras pediram e conseguiram um efeito suspensivo, que terá validade apenas no começo do próximo mês. 

Com isso, Dudu ficará fora das partidas contra Goiás e Corinthians, pelo Brasileirão, e ASA, pela Copa do Brasil. O jogador voltará ao time no jogo diante do Inter, no dia 4 de junho, quinta-feira, no Allianz Parque. O efeito suspensivo dura até o julgamento do recurso.  

"O efeito suspensivo concedido, no caso concreto do atleta Dudu, suspende os efeitos da decisão no que exceder os 15 (quinze) dias até o julgamento final do recurso interposto, ou seja, apenado no dia 18/05, o efeito suspensivo terá validade a partir do dia 03/06 do corrente ano", diz o texto assinado por Mauro Marcelo de Lima e Silva, presidente do TJD.
 
Nesta sexta, o técnico Oswaldo de Oliveira disse que esperava pela liberação do camisa 7. A ideia era escalar Dudu já contra o Goiás, no próximo domingo. "Estou apostando que ele vai jogar. Por isso que não estou preocupado", admitiu o treinador.
 
Dudu foi julgado pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) e foi considerado culpado por unanimidade. Ele foi denunciado por praticar agressão física contra o árbitro Guilherme Ceretta de Lima, com pena mínima de 180 dias (enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva).
 
O Palmeiras, inicialmente, tentou desqualificar o artigo em que o atacante foi enquadrado. A ideia era convencer os auditores de que o empurrão no juiz foi, na verdade, um ato hostil, infração considerada mais branda pelo CBJD. O clube, porém, não conseguiu alcançar o objetivo.
 
A expulsão de Dudu ocorreu na segunda final do Campeonato Paulista, contra o Santos. Após desentendimento com Geuvânio, o jogador do Palmeiras foi expulso por Ceretta. Depois, atingiu o árbitro pelas costas e fez xingamentos. O camisa 7 precisou ser contido pelos companheiros para deixar o gramado da Vila Belmiro.