A Confederação Brasileira de Futebol anunciou nesta quinta-feira (12) o regulamento e a tabela básica da 13ª edição da Copa Verde, que chega em 2026 com um novo formato. O torneio agora será dividido em duas frentes, Copa Norte e Copa Centro-Oeste, reunindo 24 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo.
Campeão estadual em 2025, o Operário garantiu vaga na competição e será o representante do Estado. A Copa Verde começa no dia 25 de março e tem a decisão prevista para 7 de junho.
Com a mudança no regulamento, a CBF transformou a Copa Verde na maior edição da história do torneio. Serão 70 partidas em dez datas, com pelo menos seis jogos para metade dos clubes e até dez partidas para os finalistas.
O novo formato prevê quatro fases. Na primeira, os 24 times serão divididos em quatro grupos com seis clubes cada, definidos por sorteio. Cada grupo terá equipes da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste. Os times se enfrentam em turno único dentro das chaves, e os dois melhores de cada grupo avançam.
Na fase seguinte, os classificados disputam as semifinais em jogo único. Já a decisão de cada bloco regional será em partidas de ida e volta. Os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste garantem vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027 e ainda se enfrentam para decidir o título geral da Copa Verde.
Na Copa Centro-Oeste, o Operário terá pela frente clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Cuiabá, Atlético Goianiense e Vila Nova. Também integram o grupo equipes de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins e Espírito Santo.
A lista de participantes da Copa Centro-Oeste inclui Vila Nova e Anápolis, de Goiás; Atlético Goianiense; Primavera e Cuiabá, de Mato Grosso; Gama e Capital, do Distrito Federal; Araguaína e Tocantinópolis, do Tocantins; Rio Branco e Porto Vitória, do Espírito Santo; além do Operário, de Mato Grosso do Sul.








Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.