Buscar

24/03/2020 às 09:07, Atualizado em 24/03/2020 às 13:09

Olimpíada de Tóquio é adiada por causa do coronavírus

COI e o governo do Japão classificaram a pandemia de “imprevisível” e “sem precedentes” para justificar a decisão

Após muita pressão, o COI (Comitê Olímpico Internacional) e o governo do Japão anunciaram o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio por causa da pandemia do coronavírus. A Olimpíada aconteceria entre 24 de julho e 9 de agosto.

De acordo com a agência japonesa NHK, Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão entrou em contato com Thomas Bach, presidente do COI, e pediu para que a competição aconteça daqui um ano. A entidade olímpica confirmou o encontro por vídeoconferência entre os representantes.

Durante a reunião, o grupo classificou a pandemia de “imprevisível” e “sem precedentes” e ficou acordado que os Jogos serão realizados, no máximo, até o verão de 2021. Apesar disso, o nome Tóquio-2020 continuará sendo utilizado.

Essa é a primeira vez na Era Moderna que uma edição dos Jogos Olímpicos é adiada. Três edições não acontecerão durante a I e II Guerra Mundial. A Olimpíada de 1944 seria em Londres, mas só aconteceu quatro anos depois.

Nos últimos dias, os comitês olímpicos de vários países, entre eles Canadá, Austrália e Alemanha, ameaçaram não participar caso a data original fosse mantida. A última cartada veio na noite de segunda-feira quando o Comitê Olímpicos dos Estados Unidos também pediu um adiamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.