Publicado em 22/04/2012 às 10:17, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

No Bahrein, Vettel quebra tabu e Massa pontua pela 1ª vez

A corrida foi neste domingo.

Folha.com, Folha. com

Depois de cinco provas sem vencer, o alemão Sebastian Vettel, piloto da Red Bull, quebrou o jejum e conquistou sua primeira vitória em 2012 no GP do Bahrein, neste domingo. Quem também quebrou um jejum foi Felipe Massa, da Ferrari, nono, que voltou a pontuar.

 

A última vitória do alemão havia sido no GP da Índia, antepenúltima etapa da temporada 2011. Em seguida, não completou em Abu Dhabi e foi o segundo no Brasil. Neste ano, foi o segundo na Austrália, 11º na Malásia e quinto na China. Foi a 22ª vitória na carreira.

 

 

A segunda colocação ficou com o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus. Campeão em 2007, o pódio no Bahrein foi a melhor posição do piloto desde seu retorno à F-1, após dois anos fora (2010 e 2011), repetindo o GP da Hungria de 2009.

 

O terceiro posto ficou com o francês Romain Grosjean, também da Lotus, enquanto o australiano Mark Webber, da Red Bull, foi o quarto.

 

O alemão Nico Rosberg (Mercedes), vencedor na China, foi o quinto, seguido pelo escocês Paul di Resta (Force India) e pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari), respectivamente.

 

O ferrarista foi beneficiado com o abandono do inglês Jenson Button, da McLaren, que era sétimo, mas teve um pneu furado nas voltas finais.

 

Já o então líder do Mundial de pilotos, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, teve a corrida prejudicada por erros da equipe nas duas primeiras paradas nos boxes. Ele deixou de disputar o pódio para brigar por uma colocação na zona de pontuação. Ficou em oitavo.

 

Se Hamilton não pode comemorar, o brasileiro Felipe Massa deixou a Ferrari sorrindo. Fez a primeira boa prova do ano. Já na largada ganhou cinco posições, depois passou a maior parte da corrida na zona de pontuação e cruzou a linha em nono (somou dois pontos).

 

Bruno Senna, da Williams, teve um início em ritmo forte, mas não conseguiu manter e deixou de pontuar após duas provas seguidas. Abandonou no final e ficou em 22º.

 

Com os resultados deste domingo, Vettel lidera o Mundial com 53 pontos. Hamilton é segundo, com 49, seguido por Webber, com 48. Button e Alonso tem 43 cada.

 

A quinta etapa do Mundial de F-1 será no GP da Espanha, em 13 de maio.