Publicado em 01/10/2012 às 13:07, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

MS é campeão invicto do brasileiro de baquete sub-15 masculino

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Redação

A seleção do Mato Grosso do Sul conquistou, neste sábado (dia 29), o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino – 2ª Divisão, que foi disputado durante cinco dias no Ginásio do Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Na decisão, a equipe sul-mato-grossense venceu a do Maranhão por 71 a 52 (31 a 26 no primeiro tempo). O terceiro lugar ficou com a seleção da Paraíba.

Os 12 atletas que representaram o Estado foram Acir Junior e Airton Hermenegildo do Clube Dom Bosco Campo Grande, de Três Lagoas, Lucas Santos, Renato Maddalena, Manoel Correa, Alisson Maia, João Longem, e Matheus Gloria, da Seleta Campo Grande, Vinicius Bispo da Funlec/El Kadri Campo Grande, Ronald Liamando, de Ponta Porã, Wilian Santos e João Chada, de Nova Andradina. Os treinadores da seleção estadual foram os professores Rodrigo Oliveira de Paula (Campo Grande), Diego Dantas (Nova Andradina) e Dirceu Fernando Garcia da Funlec/El Kadri (Campo Grande).O cestinha da partida final foi o armador maranhense Gabriel Rodrigues, com 24 pontos e sete recuperações de bola. No time do Mato Grosso do Sul, o destaque foi o ala/armador João Victor Chada, com 20 pontos, sete rebotes, três assistências e duas recuperações de bola. Arbitragem: Robson Sagica (PA), Carlos Benigno (CE) e Elizânela Silva (PB).

Os técnicos e assistentes técnicos das oito seleções estaduais escolheram a seleção do Brasileiro: armador – Ramon José Saraiva, da Paraíba; ala/armador – Alderico José Coelho Junior, do Maranhão; ala – João Victor Peichim, do Mato Grosso do Sul; ala/pivô – Carlos Vitor Silva, do Maranhão; e pivô – Mateus Henry Pinheiro, do Pará.Na partida que definiu a medalha de bronze, a Paraíba ganhou de Alagoas por 64 a 49 (34 a 24). Os principais pontuadores foram o pivô paraibano Pedro Henrique Mendes e o ala/armador alagoano Carlyson Alves, com 18 e 15 pontos, respectivamente. Arbitragem: Eduardo Marques (MS), Gerson Falcão (MS) e Gustavo Batista (MA).

Na briga pelo quinto lugar, o Pará levou a melhor sobre o Ceará com a vitória por 101 a 42 (57 a 18) e contou com 25 pontos do cestinha Adriano Medeiros. O destaque cearense foi Matheus Souza, com nove pontos e nove rebotes. Arbitragem: Eduardo Marques (MS), Gustavo Batista (MA) e Lázaro Conceição (BA).

E a Bahia terminou na sétima colocação ao superar Rondônia por 67 a 56 (28 a 30). O cestinha do jogo foi o ala rondoniense Pedro Henrique Portela, com 19 pontos e 13 rebotes. Pelo lado baiano, o principal pontuador foi Iago Camilo com 17 pontos. Arbitragem: Robson Sagica (PA), Bruno Gonzaga (AL) e Elisangela Silva (PB).

Os três primeiros colocados do Campeonato – Mato Grosso do Sul, Maranhão e Paraíba –, garantiram a vaga na Primeira Divisão, em 2013. Já os três últimos colocados – Ceará, Bahia e Rondônia –, vão disputar a Terceira Divisão no próximo ano.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 2ª Divisão é organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal através do convênio com o Ministério do Esporte, e teve o apoio da Federação de Basquetebol de Mato Groso do Sul e do Clube Dom Bosco.