Buscar

29/06/2025 às 16:00, Atualizado em 29/06/2025 às 17:43

McLaren faz dobradinha no GP da Áustria, e Bortoleto pontua pela primeira vez

Com Norris em 1º, Piastri em 2º e abandono de Verstappen, equipe se isola ainda mais na liderança do campeonato; Gabriel Bortoleto chegou em 8º e pontuou pela 1ª vez na F1

Fim de semana dos sonhos para a McLaren. Lando Norris levou a melhor sobre o companheiro de equipe, Oscar Piastri, e venceu o GP da Áustria neste domingo (29), em resultado que garantiu a dobradinha no circuito de Spielberg. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio, com Hamilton, companheiro de equipe do piloto monegasco, em 4º.

O resultado foi ainda melhor para a equipe inglesa por conta de um incidente no início da corrida. Max Verstappen foi tocado por Kimi Antonelli após a largada e abandonou a prova. O piloto da Red Bull é o único a fazer frente a Norris e Piastri na temporada.

Gabriel Bortoleto confirmou o bom desempenho da sua Sauber em todos os treinos e completou a prova na 8ª posição. Com isso, fez os seus primeiros pontos na principal categoria do automobilismo. A última vez que um brasileiro pontuou na F1 foi em 2017, com Felipe Massa.

Assim que os carros partiram para a volta de aquecimento de pneus e motores, Carlos Sainz viu sua Williams "travar" em primeira marcha, sem sequer ter saído do lugar. No entanto, após ser definido novo processo de largada, o espanhol conseguiu andar. Por poucos metros. Logo viu o seu carro pegar fogo e sequer conseguiu participar da corrida. Sainz largaria em 19º.

Norris largou bem e manteve a ponta. Para melhorar a situação da McLaren na corrida, Piastri atacou Charles Leclerc e tomou a segunda colocação do ferrarista. Verstappen, que largou em 7º, foi envolvido em um erro de Antonelli e abandonou a prova “Estou fora. Algum maluco idiata acabou me acertando”, esbravejou na comunicação por rádio com a Red Bull. Bortoleto saiu ileso da confusão e manteve a 8ª colocação. O safety car foi acionado.

Em entrevista para a repórter Mariana Becker, Antonelli tentou se justificar. "Não queria fazer nada muito louco. Mas travou a roda traseira, tentei evitar o Lawson, mas acertei o Verstappen", explicou.

Na volta 11, Norris e Piastri protagonizaram uma disputa incrível, com Piastri tomando a posição momentaneamente e levando o troco em seguida de Norris, que se manteve na ponta. Mais atrás, Bortoleto superou Gasly e evitou o choque com o oponente para ocupar, naquele momento, a 7ª colocação. O brasileiro fez a sua primeira parada na volta 22 e a segunda na volta 50.

Na volta 54, Franco Colapinto ficou entre a disputa pela ponta das McLaren e quase jogou Piastri para fora da pista, aparentemente sem perceber a presença do piloto. A manobra gerou punição ao argentino. Na última volta, Bortoleto travou grande disputa com Alonso, mas não conseguiu superar o espanhol e ficou na 8ª colocação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.