Buscar

13/10/2021 às 13:00, Atualizado em 13/10/2021 às 11:24

Mato Grosso do Sul entra em ação nos JUBs Brasília

Após as festividades de abertura e o contato inicial entre os participantes, o primeiro dia de competições levou os atletas a diferentes pontos do Distrito Federal.

Cb image default
Foto - Lucas Castro

As disputas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2021 tiveram início nesta terça-feira (12) e Mato Grosso do Sul entrou em ação em seis modalidades: basquetebol, futsal, handebol, tênis, voleibol e xadrez. A delegação sul-mato-grossense é apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), na maior competição universitária da América Latina.

Após as festividades de abertura e o contato inicial entre os participantes, o primeiro dia de competições levou os atletas a diferentes pontos do Distrito Federal. As arenas encontram-se em diversas regiões da capital federal, como Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro e Taguatinga, além do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde fica o “coração” do evento.

Amigas e adversárias

Mato Grosso do Sul estreou em dose dupla nos JUBs. As sul-mato-grossenses Thaysa Passos e Keterly Verão abriram as partidas de tênis. E detalhe: uma contra a outra. Amigas, parceiras de quarto no hotel e companheiras de treino em Campo Grande, as atletas da Unigran Capital tiveram de ficar frente a frente, na primeira participação de ambas na competição universitária.

Com 2h40min de duração, o confronto foi marcado pela exaustão das tenistas, ainda mais com o sol ardente na manhã brasiliense. No fim das contas, Keterly levou a melhor, vencendo no super tie-break: 2 sets a 1, com parciais de 6x7, 6x4 e 3x10.

“Foi tudo muito emocionante, a sensação de estar participando de um evento desta proporção é incrível. O jogo também mexeu muito com meu psicológico, pois quando estreamos, esperamos sempre competir contra alguém que não conhecemos e vamos com pensamento de ‘preciso ganhar’, mas como foi contra minha parceira de tênis e amiga, foi mais desafiador, por não querer vê-la perder e pensando no meu desempenho ao mesmo tempo”, revelou Keterly.

Para Thaysa, a estreia teve uma mistura de medo e empolgação. “Medo por não querer a derrota, mesmo ela vindo depois, e empolgação extrema por participar de um evento tão especial e que nos proporciona momentos incríveis. Feliz por fazer aquilo que gosto que é jogar”.

Enfrentar a parceira também teve um sabor diferente e teve até mais emoção, destacou Thaysa. “Ela não desiste fácil, o que é ótimo, porque a partida foi excelente. Demos o nosso melhor dos dois lados e ela venceu com todo mérito. Mato Grosso do Sul está de pé na disputa e buscando mais”.

De virada

O futsal feminino começou com o pé direito, mas não foi fácil. A equipe da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) teve de suar a camisa para bater a Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE), de Cuiabá (MT), por 4 a 2. A representante sul-mato-grossense foi ao intervalo atrás e precisou reverter o placar no segundo tempo.

A camisa 10 Kamila Lobo foi crucial para a reviravolta salesiana na etapa complementar, marcando dois gols. “O começo nos JUBs ocorreu como esperado, pois dependemos das vitórias para alcançar nosso objetivo na primeira fase, que é classificar. Fico feliz em poder ajudar a minha equipe com dois gols que ajudaram na vitória”, disse a atleta.

Não foi só o futsal feminino que precisou correr atrás das oponentes para largar com vitória nos Jogos. As acadêmicas do voleibol feminino, também da UCDB, travaram duelo emocionante contra a Universidade Norte do Paraná (Unopar) – Unidade Boa Vista (RR). O jogo foi ao tie-break, melhor para Mato Grosso do Sul. Final de jogo: 3 sets a 1 (parciais de 25x19, 23x25, 15x25, 25x18 e 15x9).

O presidente da Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (FUEMS), Ronaldo Pockel, que acompanha a delegação em Brasília, fez uma avaliação positiva do primeiro dia. “A estreia foi muito boa, tivemos um saldo bem positivo, com bastante vitórias, o que é importante quando se pensa na classificação.

Ele também comemorou o retorno da competição, que neste ano conta com mais de 3,5 mil atletas de 271 instituições de ensino superior, com 26 modalidades em disputa. “Com certeza é um JUBs com uma sensação diferente, porque foram dois anos sem. Isso para o atleta e para todos que gostam do esporte é uma coisa muito boa, principalmente pela energia e congraçamento entre as pessoas que os Jogos proporcionam”.

Confira abaixo todos os resultados de Mato Grosso do Sul no primeiro dia dos JUBs Brasília 2021:

Basquete feminino

Unigran (MS) 57 x 16 Universidade Norte do Paraná (Unopar/RR)

Basquete masculino

Unigran (MS) 61 x 97 Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau/PE)

Futsal feminino

UCDB (MS) 4 x 2 Faculdade de Tecnologia do Ipê (FAIPE/MT)

Futsal masculino

Unigran (MS) 5 x 2 Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau/PE)

Handebol masculino

Unigran Capital (MS) 17 x 28 Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA)

Vôlei masculino

Unigran Capital (MS) 0 x 3 Universidade de Rio Verde (UniRV/GO) – (20x25, 18x25 e 20x25)

Vôlei feminino

UCDB (MS) 3 x 2 Universidade Norte do Paraná (Unopar/RR) – parciais de 25x19, 23x25, 15x25, 25x18 e 15x9

Tênis feminino

Thaysa Passos (Unigran Capital) 1 x 2 Keterly Verão (Unigran Capital) – parciais de 6x7, 6x4 e 3x10

Tênis masculino

João Andrade (Unigran Capital) 1 x 2 Felipe Ferrer (Unirv/SC) – parciais de 2x6, 7x5 e 4x10

Xadrez masculino

1ª rodada: Guilherme Andrade (UFMS) 0 x 1 Nathan Filgueiras (Univali/SC)

2ª rodada: Guilherme Andrade (UFMS) 1 x 0 Douglas Silva (UFG/GO)

3ª rodada: Guilherme Andrade (UFMS) 1 x 1 Jose Gabriel Filho (UFBA/BA)

1ª rodada: Matheus Garcett (UFMS) 1 x 0 Jose Gabriel Filho (UFBA/BA)

2ª rodada: Matheus Garcett (UFMS) 0 x 1 Alexsandro Lima (UFAL/AL)

3ª rodada: Matheus Garcett (UFMS) 1 x 1 João Paulo Dias (UFRN/RN)

Confira a galeria de fotos do primeiro dia: Galeria – JUBs Brasília (12/10)

Fonte: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.