Publicado em 25/11/2013 às 06:40, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Massa se despede da Ferrari com punição, revolta e 7º lugar no Brasil

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Terra

Felipe Massa se despediu da Ferrari neste domingo longe da maneira que esperava: no degrau mais alto do pódio do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Em Interlagos, palco de sua última vitória na categoria em novembro de 2008, o representante nacional até tinha chance de terminar entre os três primeiros colocados mesmo após largar da nona colocação, mas sofreu uma punição por uma infração boba e recebeu a bandeirada final apenas no sétimo lugar. A Red Bull fez a dobradinha, com Sebastian Vettel e Mark Webber. Fernando Alonso completou o pódio. Piloto titular da Ferrari desde 2006, Massa não teve seu contrato renovado com a escuderia italiana para a próxima temporada e passará a competir pela Williams. O brasileiro se despediu do time vermelho após 139 GPs, com um vice-campeonato em 2008, 36 pódios, 11 vitórias (todas elas antes de sofrer um acidente no GP da Hungria de 2009) e 15 pole positions.

Massa havia feito um treino classificatório muito ruim, saindo apenas na nona posição, mas fazia uma bela prova de recuperação graças a uma grande largada, assumindo rapidamente a sexta posição. O brasileiro galgou mais algumas colocações e já aparecia em quarto, atrás do colega Fernando Alonso, quando cometeu uma infração que minou todas as chances de pódio. Felipe trafegou por uma área proibida da pista, passando com as quatro rodas sobre a faixa zebrada de entrada nos boxes. O brasileiro foi punido pela organização dos boxes com um drive-thru (passagem pela área dos boxes) e se revoltou. “Inaceitável, inacreditável”, vociferou Massa, repetidamente em inglês, pelo rádio da Ferrari. Ele também gesticulou com irritação para os fiscais de prova quando cumpriu a penalidade, na volta 34.

O ferrarista brasileiro perdeu quatro posições ao cumprir o drive-thru e voltou para a pista na nona colocação, já quase na metade da corrida - prevista para 71 voltas. Felipe Massa ainda lutou para melhorar sua colocação, se antecipou na troca de pneus e apostou em compostos duros de pista seca diante da ameaça de chuva em Interlagos, mas as estratégias não deram certo. Em sua 139ª e derradeira prova pela Ferrari, encerrando uma sequência de 14 anos com pilotos brasileiros em um dos carros vermelhos do grid, Massa não teve o GP do Brasil que gostaria. Agora, competirá em uma Williams que é uma incógnita, tendo terminado 2013 com a nona posição do Mundial de Construtores, com cinto pontos, à frente apenas das nanicas Caterham e Marussia, que zeraram no ano. 

"Estava sendo uma excelente corrida. Foi uma pena o que aconteceu, tomar um drive thru por isso. Nunca vi, foi a primeira vez", reclamou Massa, ao final da corrida. "A corrida estava muito boa e eu poderia ter conseguido algo melhor que o sétimo lugar, talvez o pódio. Agradeço à Ferrari de coração por tudo o que passamos juntos", acrescentou o brasileiro.