Publicado em 03/08/2021 às 06:24, Atualizado em 03/08/2021 às 09:25

Martine Grael e Kahena Kunze conquistam bicampeonato olímpico em Tóquio

A medalha de prata ficou com as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke; O bronze, com as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz.

Redação,

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro olímpico na classe 49er FX nesta terça (3) na Baía de Enoshima, no Japão. Com uma atuação muito segura na "medal race", a regata decisiva, elas ficaram na terceira posição, o suficiente para o segundo olímpico ouro da dupla. Elas tinham conquistado a medalha dourada no Rio, em 2016, na mesma categoria.

A vitória começou a acontecer depois que a dupla fez uma manobra contraintuitiva logo na largada e se distanciou da flotilha para pegar vento sem interferência, além de aproveitar uma corrente marítima que Martine disse ter percebido.

Ainda em alto mar, as brasileiras comemoraram muito e pareciam não acreditar no feito. Martine destacou a campanha de recuperação ao longo das regatas. "Foi um semana difícil, difícil de velejar. Fizemos um campeonato de recuperação", comentou. "No primeiro dia, aconteceram coisas que deixaram a medalha de ouro muito longe. Ficamos inseguras, mas conseguimos dar a volta por cima", completou Kahena. As brasileiras haviam terminado o primeiro dia de competição na 15ª colocação geral.

A medalha de prata ficou com as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke; O bronze, com as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz.