Publicado em 06/04/2015 às 20:00, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Lista para Copa América sai em 5 de maio, mas Dunga pode ter problemas

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou, nesta segunda-feira, a data da convocação final para a Copa América. Em 5 de maio, Dunga divulgará a lista com os 23 nomes que disputarão o primeiro torneio oficial após o vexame da Copa do Mundo. O treinador, porém, deve ter problemas com o calendário.

Embora a lista seja divulgada em 5 de maio, a temporada europeia, formalmente, só será encerrada um mês depois. O último jogo do Velho Continente é a final da Liga dos Campeões, marcada para 6 de junho. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, a seleção tem amistoso contra o México marcado para o dia seguinte (7 de junho, no Allianz Parque), quando já deveria estar treinando há cerca de uma semana.

O problema no calendário atinge todas as seleções que disputarão a Copa América. A maior parte dos grandes campeonatos europeus acabará no fim de semana de 24 de maio. Na semana seguinte, dia 31, é a hora das copas nacionais serem encerradas.

A CBF ainda não divulgou sua programação, mas a tendência, a julgar pelo que ocorreu em anos anteriores, é que os jogadores se juntem às suas seleções após 31 de maio. Dessa forma, teriam duas semanas de trabalho antes da estreia na Copa América, que começa a partir de 11 de junho – o Brasil faz seu primeiro jogo dia 14, contra o Peru.

Quem for à final da Liga dos Campeões, porém, deve perder parte dessa preparação, já que o torneio só se encerra em 6 de junho. Nesse ponto, deve haver um impasse entre os clubes, que não querem perder seus astros no jogo mais importante da temporada, e as seleções, que querem contar com todos desde o início da preparação.

Em anos anteriores, a Fifa deu prioridade aos clubes. No ano passado, por exemplo, Marcelo chegou dois dias depois da apresentação da seleção na Granja Comary porque estava a serviço do Real Madrid, que acabou vencendo a Liga com direito a gol do brasileiro na decisão. Na ocasião, porém, os jogadores que estiveram na partida fatídica perderam apenas dois ou três dias da preparação de suas equipes, enquanto neste ano a defasagem será de pelo menos uma semana.

Veja as datas abaixo e entenda o problema de Dunga: 5 de maio – Convocação da seleção brasileira para a Copa América 23 e 24 de maio – Fim dos principais campeonatos nacionais europeus 30 e 31 de maio – Finais de copas nacionais europeias 6 de junho – Final da Liga dos Campeões 7 de junho – Amistoso preparatório da seleção contra o México 10 de junho – Amistoso preparatório da seleção contra Honduras 11 de junho – Abertura da Copa América no Chile 14 de junho – Estreia do Brasil na Copa América contra o Peru.